Logomarca Indústria 4.0

Automação na indústria: Reformas graduais vs. revolução tecnológica em fábricas

Pesquisa revela dois possíveis futuros para automação industrial; A tecnologia dominará às fábricas, basta saber quando

Por: Redação CIMM      Exclusiva 26/10/2023 

Uma pesquisa recente da McKinsey&Company descreve dois cenários para automação das fábricas no futuro. O primeiro, chamado de “Reforms”, prevê uma gradual evolução, com uma lenta adoção de tecnologias e tendências, uso da inovação de forma pontual e padronização parcial das soluções. Já o segundo, chamado de “Revolution”, conta com tecnologia disruptiva sendo adotada em larga escala, novos modelos de negócio com base em um chão de fábrica orientado por softwares e dados e uso generalizado da nuvem para descentralizar a infraestrutura.

Os dois caminham para um lugar de uso amplificado e disruptivo da tecnologia, por mais que no primeiro cenário isso aconteça de forma mais lenta. Independente de qual futuro nos é reservado, uma coisa é certa: para continuarem competitivas as fábricas precisarão se adaptar. 

E, de acordo com o estudo, quem conseguir fazer “movimentos ousados” em direção a automação industrial hoje, sairá na frente e liderará a evolução. 

Para onde os líderes do futuro precisam olhar hoje?

Estar preparado para liderar a automação industrial do futuro passa por entender quais as tendências atuais. 

A pesquisa da Mckinsey postula quatro arquétipos dos fornecedores de tecnologia atuais: os “hiperescaladores”, os players de automação, players de software e players especializados.

Dentre eles, os “hiperescaladores” estão sendo o maior alvo de investimento. Estas tecnologias são as que possibilitam a adoção de outras. Um exemplo é a nuvem, mas a aposta central do estudo é a IoT Industrial. De acordo com ele, essa tecnologia crescerá mais rápido do que qualquer outra no mercado de automação industrial.  


Continua depois da publicidade


Ao contrário do que vinha sendo feito até pouco tempo, outra tendência elencada pela pesquisa é o uso de parcerias para o desenvolvimento de estruturas industriais padronizadas, principalmente as que abarcam a IoT. Os respondentes afirmaram que o desenvolvimento proprietário de soluções não se mostrou efetivo e 54% deles disseram que usam parcerias com OEM para pensar nas soluções do futuro. 

Leia Também: Construção de rede de inovação é vital para indtechs

O uso de tecnologias revolucionárias para escalar a adoção de soluções digitais nas fábricas também é tendência. O aumento dos custos laborais, por exemplo, podem ser gatilho para a maior adoção de robôs “autodidatas”. Outro caso é da IA, que pode ser usada para treinar outras tecnologias autonomamente.

O estudo conclui que os players do futuro precisam olhar para esses caminhos hoje e firmar parcerias entre si para construir um cenário mais tecnológico e eficaz.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: