Logomarca Indústria 4.0

BiG2023.DOC: A jornada das indtechs brasileiras na Alemanha

Filme mostra a trajetória e as conexões formadas pelo grupo de indtechs que participou da missão de internacionalização na Alemanha neste ano

Por: Karina Pizzini/ Especial CIMM e Ind4.0      Exclusiva 19/10/2023 

Seis meses depois de levar dez indtechs para uma missão na Alemanha, o programa de internacionalização Brazilian Indtechs in Germany (BiG) aproveitou a estreia das indtechs na Mercopar 2023 para lançar, na última terça-feira (17), o BiG2023.DOC. O filme conta a história de profissionais brasileiros que chegaram no berço da indústria 4.0 desafiando estereótipos e provando que a inovação brasileira tem seu espaço no cenário global da tecnologia industrial.

Mas este não é um filme sobre a indústria 4.0.

 

Dia 17 de abril de 2023 um grupo de indtechs brasileiras pousou na Alemanha para participar de uma imersão cultural e de negócios no país promovida pelo programa de internacionalização BiG 2023, uma iniciativa da Findeslab com a Embaixada do Brasil em Berlim. Nesta primeira edição, o programa levou dez indtechs para, em dez dias, conhecer e apresentar suas soluções na maior feira industrial do mundo, a Hannover Messe, participar de rodadas de negócios, networking internacional, conexões profissionais e culturais, treinamentos e muito mais. 

Leia mais:
Brasileiros são 60% das indtechs selecionadas para programa de inovação na Alemanha
Superando o complexo de vira-lata sobre a tecnologia alemã


Continua depois da publicidade


E tudo isso foi registrado pela Julia Galdino, analista de conexão e comunidade da Findeslab. “Foi uma experiência inesquecível poder acompanhar e observar a evolução dos empresários durante os dias de missão. E apesar de estar lá para trabalhar, acabamos formando um grupo muito forte, formamos amizades e conexões de verdade”, contou a profissional, que é graduada em cinema e audiovisual. “Eu fiz o que eu amo fazer, que é registrar momentos e editar vídeos, juntar todos aqueles vídeos em uma coisa só a fim de tocar o público e fazer o público se sentir parte dessa viagem. Uma experiência única, que eu espero que traga bons frutos e que seja o primeiro de muitos outros”, disse.

Muito além de promover o programa, o BiG2023.DOC busca conectar pessoas através da jornada desses profissionais, que se surpreenderam com o próprio potencial de suas tecnologias diante do mercado alemão. 

O idealizador do BiG 2023, Cláudio Goldbach, se emociona com o resultado do programa, que segue rendendo frutos, fortalecendo conexões e negócios. O filme conta a história de empreendedores que, unidos, desafiaram e superaram o estigma de vira-lata do brasileiro. “Nelson Rodrigues tinha razão, todos nós temos um vira-lata dentro de si. Mas não precisamos matá-lo, precisamos apenas aproveitar os pontos fortes que ele tem. Precisamos inspirar brasileiros a valorizar o vira-lata que mora dentro de nós”, diz.

O BiG2023.DOC é a prova de que a tecnologia industrial brasileira, não só está à altura do mercado alemão, como tem muito a acrescentar ao seu ecossistema industrial.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: