Logomarca Indústria 4.0

Derrubando mitos sobre o metaverso industrial

Por: Rob McGreevy      16/10/2023

Para alguns, o metaverso parece ter tido o ciclo hype mais curto do que qualquer nova tecnologia até hoje. Embora algumas grandes marcas tenham mudado sua abordagem para se concentrar em outros objetivos, aplicações práticas em torno de tecnologias fundamentais do metaverso já estão entregando resultados no mundo corporativo. A McKinsey, por exemplo, estima que o metaverso pode ser responsável por movimentar cerca de US$ 5 trilhões até 2030.

A confusão surge porque o metaverso e suas aplicações ainda estão evoluindo. Foram necessários vários anos para que algumas pessoas entendessem os inúmeros usos da internet e da rede mundial de computadores. De modo similar, o metaverso continua difícil de ser definido para o público em geral.

No mundo dos negócios, no entanto, o potencial do metaverso industrial já é perceptível e seu desenvolvimento não desacelerou. As empresas experimentarão esse metaverso industrial como um mundo sempre disponível, no qual fábricas, máquinas, dados e pessoas reais estão conectados de maneiras virtuais. E os primeiros a colher seus benefícios serão os negócios digitais.

Dito isso, em que ponto o metaverso industrial encontra-se agora? Vejamos alguns dos mitos mais comuns.

O metaverso industrial é apenas realidade virtual

Para alguns, a realidade virtual é apenas tecnologia dentro do metaverso industrial. Outros incluem realidade aumentada, computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Embora ainda esteja sendo definido, o metaverso industrial é um ambiente digital colaborativo e imersivo que os usuários podem controlar e desenvolver. Ele combina os mundos físico e digital para apoiar a inovação em setores como manufatura, energia e infraestrutura. Da modelagem e prototipagem de novos projetos a simulações de implantações físicas e o uso da realidade estendida no campo, o metaverso industrial incorporará muitas tecnologias diferentes para suportar uma ampla gama de casos de uso.

O metaverso industrial tem dono

Embora possa haver uma disputa pela liderança do desenvolvimento de tecnologias de metaverso, muitas empresas estão envolvidas em diferentes níveis. Na verdade, cada organização será capaz de criar seu próprio metaverso industrial. Isso pode incluir todos os ativos operacionais ou simplesmente representar cada ativo individualmente. As empresas que construírem o seu metaverso industrial serão capazes de desenvolver suas próprias soluções personalizadas (usando kits de desenvolvimento dedicados e APIs) a partir de software plug-and-play. O que está claro é que o acesso a esse metaverso será estritamente controlado por meio de privilégios e mecanismos de segurança similares aos adotados atualmente pelos sistemas financeiros. Ou seja, cada empresa será proprietária e controladora de seu próprio metaverso industrial.

O metaverso industrial só poderá ser acessado por meio de dispositivos de realidade virtual

É importante reconhecer que os metaversos industriais se estenderão além dos dispositivos AR/VR. Em vez disso, eles estarão disponíveis e acessíveis por meio de smartphones, tablets e desktops. Para colaborar no metaverso industrial, os trabalhadores devem ser capazes de usar qualquer dispositivo que desejarem, conectar-se ao software necessário, visualizar dados confiáveis de seu gêmeo digital e cooperar em um aplicativo compartilhado. Em alguns casos de uso, por exemplo, funcionários no escritório e colegas da fábrica podem interagir dentro do mesmo ambiente virtual – mas um pode usar um tablet e fones de ouvido, enquanto o outro usa um dispositivo de realidade estendida (XR). Além disso, os dispositivos do dia a dia podem em breve hospedar novas tecnologias imersivas, da mesma forma como a biometria faz parte dos smartphones atuais. Simplificando, vários dispositivos permitirão a entrada no metaverso industrial de cada empresa, assim como os trabalhadores usam o software corporativo em seus laptops, celulares e tablets.

O metaverso industrial está a anos de distância e é extremamente caro de desenvolver

De muitas maneiras, o metaverso industrial emprega a tecnologia existente em novos hardwares e de maneiras inovadoras. O metaverso industrial tem tudo a ver com o uso de um gêmeo digital confiável e consistente impulsionado por dados industriais e recursos infundidos de IA para oferecer uma experiência perfeita, conectada e com várias pessoas. Com esses três elementos, o metaverso industrial é uma camada natural que as organizações podem implantar em cima da infraestrutura digital existente para preparar seus negócios para o futuro.

O metaverso é coisa de gamers

Embora os jogos sejam o a aplicação mais popular para o metaverso em geral, eles são apenas um caso de uso potencial para o metaverso. Ao revelar o enorme valor dos dados de projeto, construção e operações do gêmeo digital confiável para criar uma verdadeira colaboração no nível corporativo, o metaverso tem aplicações mais amplas em áreas como educação e saúde, mas também em inúmeras indústrias, incluindo manufatura, petróleo e gás e infraestrutura crítica - ao contrário da crença popular.


Continua depois da publicidade


Casos de uso para tecnologias de metaverso industrial – incluindo realidade estendida (XR) e o gêmeo digital – podem ser encontrados em manutenção e reparo, projeto industrial e prototipagem, controle de qualidade na manufatura e colaboração, comunicação e treinamento da força de trabalho.

Empresas como a Starbucks Coffee, por exemplo, já usam uma plataforma HMI e SCADA integrada para visualizar dados de produção e estoque do chão de fábrica ao sistema ERP, o que, por sua vez, suporta decisões holísticas.

Da mesma forma, as soluções de gêmeos digitais – réplicas virtuais de ativos físicos ou instalações – da Aker Carbon Capture, da Noruega, melhoraram a eficiência operacional por meio da colaboração em nuvem, reduzindo o tempo de lançamento no mercado em mais de 50%.

Já a empresa de eletricidade e gás natural Duke Energy, com sede na Carolina do Norte (EUA), aproveitou soluções de IA para economizar milhões de dólares por meio da redução de falhas, incluindo uma economia de US$ 34 milhões em um único evento de captura antecipada.

O caminho a seguir para o metaverso industrial

Para aqueles que ainda questionam o desenvolvimento do metaverso industrial, vale a pena perguntar por que não vimos que a invenção do hipertexto de Tim Berners Lee enquanto estava no CERN mudaria irreversivelmente toda a nossa sociedade – e onde estão hoje as empresas que se recusaram a abraçar a revolução da web.

O metaverso industrial está sendo construído com tecnologias bem comprovadas e inicialmente ficará disponível como extensões para navegadores de internet e aplicativos de mensagens, enquanto novos casos de uso são desenvolvidos e lançados. Ao melhorar a forma como trabalhamos juntos, o metaverso industrial continuará a ser uma força poderosa para ganhos de valor.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Rob McGreevy

Rob McGreevy é diretor de produtos da AVEVA.