Logomarca Indústria 4.0

Alunos da USP vencem competição de soluções voltadas para a indústria 4.0

Evento colocou drones, robôs móveis autônomos e inteligência artificial no centro dos desafios

Por: Yasmin Araújo/ Escola Politécnica      11/10/2023 

Primeira edição da competição voltada para a indústria 4.0, a ABII Challenge colocou dronesrobôs móveis autônomos (AMRs) e inteligência artificial no centro de uma sequência de desafios.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) no Ágora Tech Park, na cidade de Joinvile, em Santa Catarina, em setembro, e teve como vencedor o Time Minerva, formado por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP. 

Composto por integrantes dos grupos de extensão Skyrats (drones), Thunderatz (robótica) e Turing USP (inteligência artificial), os estudantes da Poli se uniram a profissionais das empresas Embraer, Dexco, Marelo e Omron, e sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, Eduardo Zancul, disputaram três provas, das quais participaram, ao todo, cinco times integrados por 13 empresas e cinco universidades.

Desafios da competição

A prova de drones inaugurou a competição, quando o Minerva teve a missão de fazer o aparelho disponibilizado pela ABII funcionar de forma autônoma, de maneira que o equipamento lesse os códigos que forneciam as informações, cumprisse o circuito de voo no menor tempo possível e alcançasse um desafio final: fazer com que ele aterrissasse em um robô em movimento. Embora todos os times tenham pontuado, nenhum deles conseguiu executar o desafio proposto. O time da Poli ficou em segundo lugar na prova de estreia. 

Em outra prova na segunda etapa da competição, robôs móveis autônomos (AMRs) deveriam ser programados para passar por portais antes de concluir um trajeto desenhado no mapa, considerando o menor tempo, somando as cinco baterias e com todos os robôs na mesma arena. Os times competiram com robôs cedidos pelas empresas Omron, Pollux  e Selettra Automação e Robótica. O time Minerva conquistou novamente o segundo lugar no pódio.


Continua depois da publicidade


O estudante de Engenharia da Computação Pedro Henrique Machado, integrante do grupo de robótica Thunderatz e líder da prova dos AMRs, destacou a experiência como um meio enriquecedor de se conectar com o futuro da tecnologia e com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “O desafio certamente abriu meus olhos quanto à cultura de inovação que tem surgido no Brasil, principalmente na área de automação e indústria 4.0, e me impulsionou a buscar soluções cada vez mais criativas e inovadoras; foi algo que se somou aos conhecimentos obtidos em sala de aula, um aprendizado totalmente prático.”

A última prova, de inteligência artificial, foi decisiva para a vitória do Minerva. Os times foram desafiados a criar um algoritmo que jogasse o tradicional jogo de tabuleiro War, havendo mínima interação humana. Com uma alta exigência de estratégia, cada time só tinha conhecimento de seu próprio objetivo, não tendo nenhuma informação a respeito dos objetivos dos demais grupos. A partida foi finalizada após duas horas de jogo. Venceu o time com o maior número de territórios conquistados e com os pontos adquiridos na prova, o Minerva assumiu a primeira colocação e conquistou o título de vencedor geral da competição.

“Participar do ABII Challenge foi uma experiência única e motivadora para continuar me aprofundando em inteligência artificial, além de ter servido como um primeiro projeto real, uma vez que acompanhei a resolução de variados tipos de problemas”, celebra Mariana Silva, estudante de Engenharia da Computação, também integrante do Turing USP.

Gostou? Então compartilhe: