Logomarca Indústria 4.0

ABB lança plataforma que potencializa uso de dados em produções automatizadas

Plataforma da ABB potencializa uso de dados em produções automatizadas

Por: Imprensa ABB      27/09/2023 

A ABB Robótica lançou sua nova plataforma modular de software OptiFact, que simplifica a coleta, a visualização e a análise de dados em instalações de produção automatizadas. A plataforma permite que os usuários coletem, gerenciem e analisem dados de centenas de dispositivos de fábrica, incluindo robôs da ABB, para determinar os principais indicadores de desempenho, incluindo tempo de ciclo e eficiência geral do equipamento (OEE). Ao acelerar o diagnóstico e a tomada de decisões, o OptiFact aumenta o tempo de atividade da linha de produção com menos esforço de engenharia, garantindo que a produção possa acompanhar a demanda dos clientes.

"Em todos os setores, vemos um aumento dramático na digitalização da manufatura, à medida que as empresas buscam aumentar a flexibilidade, a eficiência e a sustentabilidade de suas operações diante da mudança de comportamento do consumidor e da escassez global de mão de obra qualificada a longo prazo", disse Marc Segura, presidente da ABB Robótica. "Na ABB Robótica, estamos possibilitando essa mudança com os softwares de que as empresas precisam para acelerar seu crescimento em um mercado em rápida mudança."

A digitalização, a aceleração da fabricação sustentável e a pandemia contribuíram para o aumento da demanda por soluções de automação. De acordo com a International Federation of Robotics (IFR), o número de robôs vendidos em todo o mundo quase triplicou na última década. A crescente dependência da automação resultou em ambientes de produção cada vez mais complexos, impulsionando a demanda por ferramentas que permitam aos gerentes de fábrica coletar e capitalizar os dados coletados como um produto secundário da automação.

Recursos inovadores

O OptiFact se soma ao conjunto abrangente de soluções digitais líderes da ABB que ajudam empresas de todos os tamanhos a imaginar novos processos habilitados digitalmente, realizá-los no chão de fábrica e elevar as operações simplificando a produção para aumentar a produtividade e a flexibilidade. Com o OptiFact, os operadores de fábrica podem determinar a causa raiz dos erros de produção e usar o RobotStudio Cloud da ABB para fazer ajustes no programa e desenvolver uma solução robótica comprovada.

As soluções de desktop, nuvem e visualizador de realidade aumentada (RA) do RobotStudio ajudam os usuários a planejar, imaginar e visualizar facilmente novas implantações de robôs industriais da ABB ou adaptar os existentes a novas tarefas de produção. Seus recursos inovadores, como o Planejamento Automático de Caminhos, permitem que os robôs determinem os trajetos mais eficientes e evitem colisões com obstáculos existentes. Oferecendo uma verdadeira experiência ao usuário “what you see is what you get” ("o que você vê é o que você obtém") com 99% de precisão entre o gêmeo digital do robô e sua implementação no mundo real, o RobotStudio acelera o tempo de projeto e comissionamento em até 50%.


Continua depois da publicidade


A tecnologia de software orientada por inteligência artificial para aplicações específicas, como o Item Picker da ABB, oferece recursos de valor agregado que facilitam a realização de implantações de robótica com desempenho, segurança e qualidade aprimorados. O melhor controle de movimento da categoria reduz os requisitos de energia das operações de coleta e colocação em até 17%, acelerando as tarefas em 13%. A tecnologia VSLAM (localização e mapeamento visual simultâneo) aproveita a inteligência artificial para uma navegação interna precisa em ambientes internos dinâmicos.

Desempenho em vários ambientes de produção

O OptiFact foi implantado em várias instalações de produção, inclusive em um ambiente de produção automotiva altamente automatizado, onde coleta e analisa os tempos de ciclo do processo de produção e outros indicadores-chave de desempenho, proporcionando visibilidade inigualável das operações da fábrica e economizando até 25% do tempo dos especialistas. Como resultado, o cliente adicionou a implementação de mais de 580 robôs em suas operações.

A plataforma também provou seu valor para empresas de pequeno e médio porte. Um piloto adicional demonstrou a capacidade da plataforma de identificar gargalos de produção em linhas de manufatura que envolvem até 20 robôs. A equipe digital do cliente integrou o OptiFact ao seu ambiente de produção em apenas dois meses, desde o primeiro contato até a entrega final. Uma vez implantado, o OptiFact simplificou a coleta de dados e a visualização dos principais indicadores de desempenho, como o tempo de ciclo e os alarmes do controlador lógico programável (PLC). Ao abordar as ineficiências operacionais detectadas com o OptiFact, a instalação aumentou o tempo de produção em até 20%.

Seis meses de acesso gratuito 

A ABB está realizando um concurso público de pré-visualização, em que 20 vencedores receberão acesso gratuito ao OptiFact por seis meses, incluindo suporte ao cliente para testar a plataforma, coletar dados, monitorar equipamentos e melhorar a eficiência da produção. Para obter mais informações, acesse a página da campanha.

Gostou? Então compartilhe: