Logomarca Indústria 4.0

Metaverso industrial é a próxima fronteira da digitalização, diz estudo da Nokia

Dentre as tecnologias mais importantes para habilitar os metaversos estão computação em nuvem, IA e redes privadas sem fio de nível industrial

Por: Redação CIMM      21/09/2023 

Um estudo global realizado pela Nokia em parceria com a consultoria EY revelou que os metaversos industriais estão ganhando relevância, com 44% das empresas considerando-os como a próxima fase da digitalização. Além disso, 58% das empresas já têm pelo menos um caso de uso implementado, destacando a rápida adoção dessa tecnologia em mercados como os Estados Unidos, Reino Unido e Brasil. As tecnologias fundamentais para o sucesso dos metaversos incluem computação em nuvem, inteligência artificial e redes privadas sem fio de alto desempenho. A pesquisa envolveu 860 diretores de empresas em várias partes do mundo.

O estudo revelou que a adoção dos metaversos já está em curso, com 58% das empresas pesquisadas afirmando ter pelo menos um caso de uso implementado. Liderando o caminho nessa adoção estão os Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, com 65%, 64% e 63% das empresas, respectivamente, já explorando os benefícios dos metaversos.

O sucesso dos metaversos industriais está fortemente ligado a tecnologias-chave, incluindo computação em nuvem, inteligência artificial e redes privadas sem fio de alto desempenho. Essas tecnologias fundamentais estão impulsionando a transformação digital e permitindo que as empresas aproveitem ao máximo os metaversos.

Um dos aspectos mais notáveis desse estudo é a diversidade de casos de uso identificados. Mais de 20 cenários diferentes foram mapeados, desde experiências totalmente virtuais até a combinação de elementos virtuais e físicos, como os gêmeos digitais. Essa versatilidade dos metaversos os torna aplicáveis em uma ampla gama de setores e cenários de negócios.

No entanto, a implementação bem-sucedida dos metaversos não está isenta de desafios. A escassez de especialistas nessa área e as dificuldades técnicas foram apontadas como os principais obstáculos a serem superados. As empresas reconhecem a importância de superar esses desafios para aproveitar todo o potencial transformador dos metaversos.


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: