Logomarca Indústria 4.0

Até 2027, 75% das empresas usarão robôs em operações de armazenamento

Aumento do uso de robôs móveis inteligentes em cadeia de suprimentos é tema de nova pesquisa da Gartner

Por: Redação CIMM      31/08/2023 

A implementação de robôs móveis inteligentes nas cadeias de fornecimento está crescendo rapidamente e ultrapassará em muito os drones nos próximos três anos.

Especialistas da Gartner, no relatório próprio da companhia Hype Cycle for Mobile Robots and Drones, afirma que muitas organizações que já implantaram robôs móveis expandirão sua frota nos próximos três anos. 

É provável que as empresas tenham centenas, senão milhares, de robôs móveis em utilização, enquanto os drones serão utilizados de formas mais direcionadas, como para inspeção num local ou entrega de bens essenciais, como medicamentos, em áreas remotas.

“Até 2027, mais de 75% das empresas terão adotado alguma forma de automação ciberfísica em suas operações de armazém”, disse Dwight Klappich, vice-presidente e fellow em Prática de Cadeia de Fornecimento do Gartner . 

“A escassez de mão de obra e os desafios na retenção de talentos, juntamente com os avanços tecnológicos, como o aprendizado de máquina e a inteligência artificial, continuarão a impulsionar a adoção de robôs inteligentes.”

Tecnologias transformacionais 

O Hype Cycle deste ano inclui diversas "tecnologias transformacionais”, incluindo o aprendizado de máquina que deverá atingir a adoção generalizada nos próximos cinco anos.

 Além disso, muitas tecnologias com “alto” impacto também amadurecerão nos próximos anos, criando um mercado acelerado para robôs e drones inteligentes, autônomos e móveis cada vez mais capazes.


Continua depois da publicidade


Além disso, à medida que as empresas expandem a sua utilização da robótica, a maioria acabará por ter frotas heterogêneas de robôs de diferentes fornecedores que executam diversas tarefas, o que exigirá software padronizado que possa ser facilmente integrado a uma variedade de agentes e plataformas de robôs. 

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: