Logomarca Indústria 4.0

Fiesc investe R$ 7,7 mi para adaptar unidades do Senai à indústria 4.0

Fiesc ampliou e modernizou duas unidades do Senai no Oeste de Santa Catarina

Por: Imprensa Fiesc      24/08/2023 

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) entregou recentemente duas unidades do Senai no Oeste do estado. Os investimentos para ampliar e modernizar as estruturas em Xanxerê e São Miguel do Oeste totalizaram R$ 7,7 milhões. O presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, participou das solenidades.

Santa Catarina tem uma indústria muito diversificada e distribuída em todo o estado. Além disso, o setor está se modernizando e inovando. Por isso, necessita de profissionais qualificados em todas as regiões”, afirmou Aguiar. “Também estamos conduzindo uma campanha para atrair o jovem para a atividade industrial, mostrando que o setor oferece excelentes oportunidades de carreira”, acrescentou.

Automação de processos

Entre as modernizações aplicadas às unidades de São Miguel do Oeste e Xanxerê estão a implantação das bancadas de automação 4.0. A iniciativa nacional, intitulada Senai + Digital, potencializa a oferta de formação para a indústria 4.0. “Com uma indústria cada vez mais moderna e inovadora, o Senai tem investido intensamente na atualização da estrutura dos seus laboratórios para que o setor receba profissionais preparados para enfrentar os desafios tecnológicos”, observa Aguiar.

São Miguel do Oeste

Em São Miguel do Oeste a ampliação inclui laboratórios de solda e elétrica predial, modernização das instalações do laboratório de usinagem, construção de quadra poliesportiva, cantina alimentaSesi e modernização dos laboratórios STEAM utilizados com estudantes do ensino médio. “Temos um grande desafio pela frente: qualificar 800 mil profissionais para a indústria, sendo que quase 650 mil são requalificação. Por isso, a modernização da infraestrutura do Senai consolida nossa estratégia de viabilizar a oferta de formação focada na indústria 4.0”, afirma o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira.

Xanxerê

Já a unidade de Xanxerê passa a contar com novos laboratórios de solda e multidisciplinar, além de atualização dos demais, como a aquisição de veículos didáticos para o laboratório automotivo. A unidade também oferecerá plataforma de treinamento do Sesi para trabalho em altura (NR 35), que capacita trabalhadores que atuam nestas condições, reproduzindo cenários semelhantes aos do ambiente industrial. A estrutura possibilita exercícios com cordas, cintos de segurança, dispositivos de ancoragem e diversos equipamentos para evitar acidentes com queda de altura.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

 

Gostou? Então compartilhe: