Logomarca Indústria 4.0

Novo software da Kuka facilita a interação entre homem e robô

Nova solução permite criar um arquivo de configuração de maneira simples pelo computador e simplifica uso da tecnologia do robô

Por: Imprensa KUKA Roboter do Brasil      22/08/2023 

A Kuka, empresa mundial referência na fabricação de robôs industriais, anunciou o lançamento de seu novo software, o Kuka. UserTech. Com ele é possível criar um arquivo de configuração de maneira simples pelo computador, através do software Work Visual, apenas utilizando a função arrastar e soltar. As configurações podem ser transferidas para o controlador do robô e suas funções estarão disponíveis imediatamente na unidade de controle smartPAD. Além disso, permite interação com comandos de aplicativos personalizados no console de ensino usando a interface gráfica. Mesmo com experiência limitada, é possível criar formulários embutidos específicos e chaves de status no novo editor, simplificando ao máximo a maneira como é utilizada a tecnologia do robô.

Com o uso do editor intuitivo, funções podem ser criadas dentro do Kuka. WorkVisual em apenas alguns passos - até mesmo sequências de operação inteiras na forma de scripts -, e tudo isso pode ser feito mesmo sem ser um programador. As teclas de status, por exemplo, podem ser configuradas de forma que o usuário possa abrir e fechar uma garra com um único botão na interface do usuário.

Simulação prévia

Com o Kuka. OptionPackageEditor, é possível unificar os comandos UserTech em pacotes de opções e integrá-los ao sistema de diferentes robôs como padrão. Essa funcionalidade evita erros de cópia durante o processo. Além disso, a interface do usuário desenvolvida também pode ser implementada no Kuka.Sim, permitindo simulação prévia da nova aplicação de forma fácil e sem complicações. Isso proporciona uma maior segurança e confiança na implementação do sistema.


Continua depois da publicidade


As funções UserTech e suas expansões podem ser integradas também no software Kuka.WorkVisual, o software para a programação offline. Dentre as possibilidades oferecidas, é possível criar e utilizar seus próprios Formulários Inline, Mensagens e Botões, Status Keys e Scripts para Formulários Inline.

Uma vez que as configurações são geradas através de um editor, o uso de formulários Inline e Status Keys fica mais seguro. Na configuração dos comandos, a sintaxe inválida é exibida imediatamente, assim, o usuário recebe o feedback através da interface e não somente no teste da unidade de comando do robô.

Outro ponto é a possibilidade de criar formulários próprios, além dos formulários padrão do editor. Estes são transmitidos à unidade de comando do robô e aplicados no smartPAD – os comandos podem ser usados de forma simples e as introduções podem ser parametrizadas.

Por fim, sua interface de usuário de tecnologia personalizada pode ser configurada através do editor, melhorando a flexibilidade e a visualização no smartPAD, além de ser adequada universalmente para qualquer aplicação, podendo ser combinada com todos os pacotes de tecnologia.

Gostou? Então compartilhe: