Logomarca Indústria 4.0

Ciberataques miram setor de manufatura: conheça as ameaças e estratégias de defesa

Investigação da Kaspersky relata ataques ao setor industrial visando infraestruturas na nuvem e o uso de recursos avançados para acesso remoto

Por: Redação CIMM com Assessoria de Imprensa      14/08/2023 

Um relatório recente da Kaspersky revelou detalhes sobre ciberataques direcionados à indústria, destacando o modus operandi de grupos especializados nesse setor, especialmente afetando a manufatura, sistemas de controle industrial e integração. Isso enfatiza a necessidade urgente de reforçar a cibersegurança.

Durante a investigação, a Kaspersky identificou ataques com o propósito de estabelecer canais permanentes para a exfiltração de dados, com semelhanças notáveis com ataques conhecidos como ExCone e DexCone, sugerindo envolvimento do APT31, também chamado de Judgment Panda e Zirconium.

A análise também mostrou o uso de recursos avançados para acesso remoto, demonstrando a proficiência dos grupos em contornar medidas de segurança, permitindo vazamentos de dados contínuos, mesmo em sistemas altamente seguros. Observou-se novamente o uso de técnicas de sequestro de DLL para evitar detecção precoce do ataque.

Serviços de armazenamento de dados na nuvem, como Dropbox e Yandex Disk, bem como plataformas de compartilhamento temporário de arquivos, foram usados para vazar dados e entregar malware em seguida. Também foi implantada uma infraestrutura de comando e controle (C2) no Yandex Cloud, bem como em servidores privados virtuais (VPS) regulares para manter o controle das redes comprometidas.

Nesses ataques, foram implementadas novas variantes do malware FourteenHi. Originalmente descoberta em 2021 durante a campanha ExCone, que visava entidades governamentais, essa família de malware evoluiu, com novas variantes surgindo em 2022, para atingir especificamente a infraestrutura de organizações industriais.

Além disso, foi descoberto durante a investigação um novo implante de malware, chamado de MeatBall. Esse implante backdoor tem amplas capacidades de acesso remoto.


Continua depois da publicidade


"Não podemos subestimar os riscos significativos que os ataques direcionados representam para a indústria. À medida que as organizações continuam digitalizando suas operações e dependem de sistemas interconectados, é impossível negar as possíveis consequências de ataques bem-sucedidos à infraestrutura crítica. Essa análise enfatiza a importância fundamental da implementação de medidas resilientes de cibersegurança para proteger a infraestrutura industrial contra ameaças existentes e futuras", comenta Kirill Kruglov, pesquisador sênior de segurança da ICS CERT da Kaspersky.

Para manter seus computadores da TO protegidos de diversas ameaças, os especialistas da Kaspersky recomendam:

  • Realize avaliações de segurança de sistemas da TO regularmente para identificar e eliminar possíveis problemas de cibersegurança.
  • Estabeleça a triagem e avaliação contínuas de vulnerabilidades como base para um processo eficaz de gerenciamento de vulnerabilidades. Soluções dedicadas podem se tornar um assistente eficiente e uma fonte de informações práticas exclusivas, não totalmente disponíveis para o público.
  • Faça as atualizações dos principais componentes da rede de TO da empresa rapidamente; aplicar correções e patches de segurança ou implementar medidas de compensação assim que for tecnicamente possível é essencial para evitar grandes incidentes que podem custar milhões devido à interrupção do processo de produção.
  • Use soluções de EDR como o Kaspersky Endpoint Detection and Response para detectar rapidamente ameaças sofisticadas, investigar e corrigir incidentes efetivamente.
  • Melhore a resposta a técnicas maliciosas novas e avançadas, criando e fortalecendo as habilidades de prevenção, detecção e resposta a incidentes de suas equipes. Uma das principais medidas para se conseguir isso é a realização de treinamentos dedicados de segurança da TO para equipes de segurança de TI e pessoal de TO.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: