Logomarca Indústria 4.0

IA generativa e ESG irão remodelar o mercado de software de big data e análise de dados, aponta IDC

Os maiores players do mercado já anunciaram a adoção de várias soluções de IA generativa em seu portfólio de big data e análise

Por: Redação CIMM      06/07/2023 

O estudo semestral "Big Data and Analytics Software Tracker", publicado recentemente pelo International Data Corporation (IDC), prevê um efeito bastante limitado dos desenvolvimentos econômicos atuais no crescimento do mercado de big data e software de análise na Europa. Entre outros fatores, espera-se que agendas emergentes que giram em torno de IA generativa e ESG transformem as abordagens de utilização de dados nos próximos anos.

A contínua guerra Rússia-Ucrânia e a inflação na Europa afetaram levemente os mercados de big data e análise na Europa Ocidental (WE), que registraram um crescimento anual de 18,7% em moeda constante (dólares americanos) no segundo semestre de 2022, frente ao crescimento de 21,5% no primeiro semestre. Por outro lado, a Europa Central e Oriental (CEE) sofreu uma desaceleração mais severa, crescendo apenas 0,5% em moeda constante ano a ano.

Demanda por ferramentas e plataformas de análise 

De acordo com o Big Data and Analytics (BDA) Software Forecast do IDC, as perspectivas europeias devem melhorar, com crescimento de 14% em 2023 (moeda atual) e uma tendência ascendente nos anos seguintes, resultando em uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 20,8% para WE e 19% para CEE no período 2023-2027. O crescimento desinibido de soluções de análise de dados e IA impulsionará a demanda por ferramentas e plataformas de análise e inteligência de negócios, deixando os outros dois mercados significativamente para trás.

"Um dos principais impulsionadores do crescimento será o surgimento da IA generativa. Todos os maiores players neste mercado já anunciaram a adição de várias soluções de IA generativa em seu portfólio de big data e análise – incluindo AWS Sagemaker, Salesforce Einstein, Azure Open AI Service e Oracle Data Safe", diz Veronika Paal, analista de pesquisa sênior com a IDC European Software Data & Analytics.

Aperfeiçoamento contínuo em ESG

No entanto, a IA generativa é apenas um dos fatores que afetam o mercado. De acordo com Matija Misic, analista de pesquisa do IDC European Software Data & Analytics: "Os fornecedores buscarão cada vez mais melhorar seus processos de análise de dados, especialmente na área ESG, onde as mudanças nos regulamentos europeus e os próximos padrões de relatórios de sustentabilidade, como ESRS, estão fazendo com que as empresas rastreiem novas métricas e melhorem seu desempenho".


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: