Logomarca Indústria 4.0

Novo robô bioinspirado voa, rola, anda e muito mais

A flexibilidade de movimento do robô, aliada à inteligência artificial, permite que ele escolha qual forma de locomoção será mais eficaz com base no terreno à sua frente

Por: Robert Perkins/ Caltech*      05/07/2023 

Um novo Transformer, criado recentemente por pesquisadores da Caltech, é capaz de reconfigurar seu corpo para alcançar oito tipos distintos de movimento e pode autonomamente avaliar o ambiente que enfrenta para escolher a combinação mais eficaz de movimentos para manobrar. O novo robô, apelidado de M4 (Multi-Modal Mobility Morphobot), pode rolar sobre quatro rodas, transformar suas rodas em rotores e voar, ficar em duas rodas como um suricata para olhar por cima de obstáculos, "andar" usando suas rodas como pés, usar dois rotores para ajudá-lo a subir encostas íngremes em duas rodas, rolar e muito mais. Confira o vídeo (em inglês) abaixo:

Um robô com um conjunto tão amplo de habilidades teria aplicações que vão desde o transporte de pessoas feridas até um hospital até a exploração de outros planetas, sedungo Mory Gharib (PhD '83), Professor Hans W. Liepmann de Aeronáutica e Engenharia Bioinspirada e diretor do Center for Autonomous Systems and Technologies (CAST) do Caltech, onde o robô foi desenvolvido.

M4 é a ideia de Gharib e Alireza Ramezani, professor assistente de engenharia elétrica e informática na Northeastern University. A equipe que desenvolveu o M4 é composta por Eric Sihite, pesquisador associado pós-doutoral em aeroespacial no Caltech; Reza Nemovi, engenheiro de design no CAST; e Arash Kalantari do JPL, que é gerenciado pelo Caltech para a NASA. Um artigo anunciando o novo robô foi publicado na Nature Communications em 27 de junho.

"Nosso objetivo era empurrar os limites da locomoção de robôs projetando um sistema que demonstrasse habilidades de mobilidade extraordinárias com uma ampla gama de modos de locomoção distintos. O projeto M4 alcançou com sucesso esses objetivos", diz Ramezani, autor correspondente do artigo da Nature Communications.


Continua depois da publicidade


A flexibilidade de movimento do robô, aliada à inteligência artificial, permite que ele escolha qual forma de locomoção será mais eficaz com base no terreno à sua frente. Imagine o M4 explorando um ambiente desconhecido: ele pode começar rolando em quatro rodas, que é o modo mais eficiente em termos de energia e ao encontrar um obstáculo, como uma rocha, ele pode ficar em duas rodas para olhar por cima e obter uma visão mais clara do terreno à frente. Em seguida, se ele avistar um precipício ou outro obstáculo que um robô com rodas não conseguiria atravessar, ele pode reconfigurar suas rodas em rotores, voar sobre o precipício para o outro lado e retomar o rolamento.

O M4 foi equipado com recursos autônomos e pode tomar decisões por conta própria sobre a melhor forma de navegar em um ambiente complexo. O robô também foi testado ao ar livre e navegou no terreno do campus da Caltech.

O artigo da Nature Communications é intitulado "Multi-Modal Mobility Morphobot" (M4), uma plataforma para inspecionar o reaproveitamento de apêndices para o aprimoramento da plasticidade da locomoção". Esta pesquisa foi financiada pelo JPL e pela National Science Foundation.

 

*Este artigo sofreu edições para facilitar o entendimento do material. A publicação original pode ser conferida aqui.

Gostou? Então compartilhe: