Stellantis anuncia investimento em baterias de lítio-enxofre

As baterias de lítio-enxofre da Lyten têm uma pegada de carbono 60% menor do que as melhores baterias atuais

O fundo de empreendimento corporativo da Stellantis anunciou recentemente um investimento na Lyton, uma fabricante de baterias com sede no Vale do Silício que produz baterias de lítio-enxofre e também é pioneira em grafeno tridimensional.

Embora o valor do investimento não tenha sido mencionado, de acordo com o comunicado da Stellantis, ao contrário das baterias tradicionais de íon-lítio, as baterias de lítio-enxofre da Lyten não usam níquel, cobalto ou manganês, resultando em uma pegada de carbono 60% menor do que as melhores baterias atuais.

As matérias-primas para as baterias de lítio-enxofre têm potencial para serem adquiridas e produzidas localmente, na América do Norte e na Europa, atendendo às necessidades das indústrias que buscam baterias leves e densas em energia, livres de interrupções na cadeia de suprimentos.

A Stellantis lançou a Stellantis Ventures em 2022 como um fundo de capital de risco comprometido em investir em empresas startups em estágio inicial e avançado que desenvolvam tecnologias inovadoras e sustentáveis nos setores automotivo e de mobilidade.

A Stellantis Ventures é um componente fundamental do plano estratégico Dare Forward 2030 que define as principais metas da Stellantis, incluindo cortes profundos de emissões para reduzir o CO2 pela metade até 2030.

De acordo com a publicação, as baterias de lítio-enxofre têm potencial para fornecer mais que o dobro da densidade de energia do íon-lítio, componentes de veículos leves que melhoram a carga útil e novos modelos de sensores que não exigem chips, baterias ou fios. 

"Visitando recentemente a Lyten junto com nosso CTO, Ned Curic, e nosso Diretor da Stellantis Venture, Adam Bazih, ficamos impressionados com o potencial desta tecnologia para ajudar a nos direcionar para uma mobilidade limpa, segura e acessível," disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. "A plataforma de materiais da Lyten é um investimento fundamental para a Stellantis Ventures, alinhada com nosso objetivo Dare Forward 2030 para acelerar a implantação de tecnologias inovadoras e centradas no cliente".


Continua depois da publicidade


Segundo a Stellantis, a bateria de lítio-enxofre da Lyten tem o potencial de ser um ingrediente fundamental para permitir a adoção em massa de EV no mercado global, e sua tecnologia material está igualmente bem posicionada para ajudar a reduzir o peso do veículo, o que será necessário para o setor automotivo atingir metas de carbono neutro.

A bateria de lítio-enxofre, componentes e tecnologias de sensores da Lyten estão sendo inicialmente produzidos em suas instalações de 5 mil metros quadrados no Vale do Silício, Califórnia. Além de produzir baterias de veículos elétricos, a Lyten está trabalhando com clientes anteriores para começar a fornecer baterias de lítio-enxofre e componentes com infusão de grafeno 3D para mercados especiais em 2023. A Lyten está colaborando com seus investidores estratégicos de múltiplas indústrias para aplicar materiais de grafeno 3D da Lyten para descarbonizar setores adicionais difíceis de reduzir, além dos transportes, com mais anúncios planejados para o final deste ano.