Sucesso de público e negócios marcaram a Expomafe 2023

Investimentos em automação e inteligência artificial para modernizarem os parques industriais ficaram evidentes na feira

A Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial superou as expectativas dos organizadores em 2023. Mais de 57 mil visitantes estiveram no São Paulo Expo durante os cinco dias de evento para conferir as principais tendências e lançamentos do setor metalmecânico, apresentadas por mais de 900 marcas nacionais e internacionais.

Várias empresas expositoras reservaram lançamentos para o grande encontro do segmento de máquinas-ferramenta e automação industrial, o que acelerou o ritmo de vendas fechadas durante o evento. 

Os investimentos em automação e inteligência artificial para modernizarem os parques industriais ficaram evidentes na Expomafe. A Tekbond, por exemplo, mostrou a linha industrial de produtos, como travas químicas, silicones, antigripantes, linha Araldit, cianos e outros. Segundo o gerente comercial da Tekbond, Gustavo Pacheco, em um país continental como o Brasil, as feiras, como a Expomafe, reúnem em um só lugar as principais empresas e soluções para que compradores possam se atualizar de forma prática e eficiente. 

O gerente de engenharia e aplicação em vendas da Mitutoyo, Nelson da Cunha, comemorou depois de negociar quatro máquinas, resultando no valor de R$1,2 milhão. Outra companhia que efetuou vendas foi a Weld Vision, especializada no segmento de soldagem, corte e conformação para segmentos como metalmecânica, indústria naval, indústria serralheira, agronegócio, entre outros. 

De forma geral, os expositores afirmaram que a interação com os visitantes foi estratégica para a dinâmica dos negócios. O diretor da Calfran Indústria e Comércio, Antônio Juste, conta que a empresa vendeu 20 máquinas no evento, avaliadas em R$450 mil cada uma. Especializada na fabricação de máquinas de corte especiais, a Calfran trouxe para a Expomafe a linha de corte a laser para chapas e tubos, a calandra de chapa e de perfil, e a dobradeira de chapa. 

Reposicionamento de imagem

Posicionar a marca como autoridade no mercado foi outro objetivo dos expositores presentes. O diretor técnico-comercial da Deb’Maq, Davi Araújo, disse que a empresa está em um período de reposicionamento de imagem, e marcar presença na Expomafe foi primordial. A empresa trouxe para a feira um torno convencional modificado que o mercado sempre pediu, conforme o diretor. Até a metade do evento, a Deb’Maq vendeu 40 máquinas com a média de R$ 230 mil a R$ 250 mil, fora outros modelos que chegam a casa de R$ 1 milhão. 

Inovação tecnológica e conhecimento 

Uma das atrações desta edição da feira foi o Demonstrador da Indústria 4.0, uma iniciativa da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) para apresentar as principais tecnologias e conceitos relacionados à Indústria 4.0. O objetivo da iniciativa foi apresentar de forma prática as possibilidades e aplicações tecnológicas que já podem ser absorvidas na indústria brasileira.


Continua depois da publicidade


Outra atração da Expomafe nesta edição foi a Ilha da Soldagem e Corte, uma área dedicada à automação e ao ganho de produtividade nos processos de corte e solda. O espaço agregou quatro empresas que cobrem diferentes elos da cadeia e uma área para demonstração prática.

Mulheres na Indústria: um projeto Expomafe no Parque de Ideias

A feira também dedicou parte das suas atrações às mulheres. O Mulheres na Indústria reuniu palestrantes mulheres e dezenas de profissionais interessadas em destacar o assunto, além de saber mais sobre inclusão e diversidade, levantando questões fundamentais para o gênero. 

O Parque de Ideias incluiu as palestras do projeto Mulheres na Indústria em sua programação e trouxe a CEO do Portal Automotive Business e líder da Rede AB Diversidade, Paula Braga. O Automotive Business, portal especializado do trade automotivo, ganhou, em 2021, o Prêmio WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), promovido pela ONU Mulheres. O reconhecimento destacou o pioneirismo da publicação em fomentar a equidade de gênero, o empoderamento feminino e a diversidade no setor automotivo, com destaque para o projeto AB Diversidade, lançado em 2017. O projeto, segundo Paula, prepara as mulheres para atuar no ambiente de negócios da indústria automotiva.

Na questão da sustentabilidade, o Parque de Ideias trouxe, ainda, a discussão sobre a mobilidade, abordando como será o veículo do futuro. O engenheiro da FORD Motor Company Brasil, Gersio Len Misawa, disse que o carro do futuro (2040) contará com diferentes níveis de automação, tecnologias integradas, conectividade com o ambiente, e estará imerso na economia compartilhada.