Expomafe 2023: Saiba como foi o primeiro dia da feira de máquinas-ferramenta e automação industrial​

Com extensa programação de conteúdo, palestras e espaços de conhecimento do evento abordaram temas como segurança cibernética, manufatura inteligente, IA, eficiência energética e outros

A 3ª edição da Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial​ começou nesta terça-feira (9) com uma intensa programação de atrações, que segue nos próximos dias. Cada atração programada teve a gestão de um mentor especialista no desenvolvimento do conteúdo, e que estará à frente da apresentação que vai evidenciar o que há de mais moderno no ecossistema industrial. 

Uma dessas atrações é o Demostrador da Indústria 4.0, uma iniciativa da Abimaq para apresentar as principais tecnologias e conceitos relacionados à Indústria 4.0. O objetivo da iniciativa é apresentar de forma prática as possibilidades e aplicações tecnológicas que já podem ser absorvidas na indústria brasileira, aumentando a competitividade e produtividade por meio das Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, disponíveis no Brasil por indústrias nacionais e multinacionais. 

O diretor de tecnologia e inovação da Abimaq, João Alfredo Delgado, disse que a inteligência artificial é cada vez mais usada para a melhoria da produtividade das empresas. “Não temos, neste ano, um processo único de linha de produção, temos controles. As tecnologias são todas integradas, com protocolos de comunicação e sensores que se complementam e se integram. O objetivo hoje é mostrar que é possível começar a sua produção com o uso de duas ou três tecnologias; não é necessário implementar todas as etapas do processo de uma só vez”, disse.  

Delgado definiu a indústria 4.0 como um conjunto de tecnologias intercomunicáveis. “Estar digital é interagir com um sistema que analisa dados com a IA (inteligência artificial)". Segundo ele, ao monitorar, prever e antecipar cenários, as soluções permitem acesso a um "mar de dados", chamado Data Lake, que podem ser extraídos assertivamente para aprimorar a gestão. 

Imagem: Divulgação

Os clusters em exposição no Demonstrador de Indústria 4.0 da Expomafe 2023 são: Rastreabilidade; Máquinas Inteligentes; Manutenção Digital; Infraestrutura Digital; Gestão Digital; Manufatura Inteligente Beckhoff; além de outras soluções digitais.

Parque de Ideias

Na edição 2023, o primeiro dia de programação do Parque de Ideias da Expomafe propôs a discussão sobre a segurança cibernética, a nova preocupação da Indústria 4.0. Na palestra "Inovações em segurança de máquinas e equipamentos", Paulo Fernandes, diretor-geral da Pilz do Brasil falou sobre os impacto que os ataques cibernéticos geram em todo o mundo (em 2021, somaram-se prejuízos da ordem de 5.5 trilhões de euros em segmentos diversos) e sobre como a principal característica da Indústria 4,0 - que é conectividade de dados - faz com que a preocupação com a segurança cibernética seja ainda maior. 


Continua depois da publicidade


"Nem estamos falando de ataques propositais, às vezes, um e-mail corrompido ou um pendrive contaminado é responsável pela paralisação de uma operação inteira", atenta Fernandes. O executivo explicou que essa vem sendo uma preocupação mundial e que as normativas internacionais que antes regiam à proteção de dados, passarão, em um breve futuro, a ter peso de lei, impactando diretamente o comércio exterior de máquinas para essa indústria: já em maio de 2023, requisitos aplicáveis a máquinas e, em outubro de 2024, requisitos aplicáveis às empresas e a produtos com elementos digitais. Por fim, Paulo Fernandes apresentou algumas soluções modernas de controle e gestão de segurança industrial e segurança operacional. 

Outro tema abordado foi a eficiência energética. A importância da qualidade da energia elétrica para os sistemas produtivos de máquinas e ferramentas foi tema da apresentação técnica no Parque de Ideias de Nunziante Graziano, CEO da GIMI.

Segundo ele, a energia elétrica de qualidade é fundamental para se ter cada vez menos a influência do mundo externo na produção, como, por exemplo, poluição, umidade, entre outros e, consequentemente, a perda da produtividade. “Investir é muito importante. Nem todo mundo sabe o risco que corre”, explicou o CEO. “Quando olhamos para a indústria 4.0 podemos entender melhor tal importância. Isso porque seus pilares estão todos ligados à interconexão dos sistemas”. 

Imagem: Divulgação

A expectativa dos expositores 

Logo no primeiro dia, os expositores já se mostram otimistas com o evento. A GBI Tecnology, empresa representante exclusiva de algumas indústrias da Alemanha e Itália, produtoras de componentes para máquinas, linhas de usinagem, tornos e outras, este ano participa da Expomafe com um estande próprio. O gerente da empresa, Marcelo Franco Corrêa, diz que o primeiro dia da feira foi mais movimentado do que em edições anteriores. 

"Depois de cerca de três anos de um mercado estagnado por conta da situação econômica em geral e também da pandemia, hoje percebemos a mudança na confiança do setor em investir, em deixar as compras just-in-time para voltarem a fazer estoque de peças, o que reflete, tanto nos negócios em geral, quanto em eventos como este", afirma o executivo.

Esse mesmo movimento de confiança no mercado percebem os executivos do Grupo Mill Máquinas, que fornece soluções e máquinas para a transformação. O diretor comercial da empresa, Cristian Spinelli, percebe que o mercado está propício ao crescimento e a novos investimentos. "Nossa empresa também vem crescendo, desenvolvendo parcerias no Brasil e no exterior e, dessa forma, também estamos investindo: em julho vamos inaugurar um galpão, voltamos a participar das feiras de negócios e estamos otimistas", conta Spinelli. Para ele, a Expomafe começou aquecida, já com a efetivação de negócios logo no primeiro dia. "Já planejamos dobrar o espaço de nosso estande para a próxima edição", completa. 

Já para o supervisor técnico da Imetex Indústria e Comércio, Mario Ribeiro, empresa de fabricação própria, faz a sua estreia na Expomafe. "Acreditamos que pela qualificação do público já vista no primeiro dia, vamos efetivar vendas", comenta. Em sua percepção, o momento é muito favorável aos negócios e o público chega com grandes expectativas. "Nossa empresa vem de uma fase muito positiva de mudanças em sua administração. Aliando isso à nova situação político-econômica do país, que nos coloca novamente na rota internacional de negócios, como mostra o próprio evento, só podemos estar otimistas", afirma Ribeiro.

Segundo dia

Nesta quarta-feira (10), o evento segue para o seu segundo dia. Além do parque de exposição, com mais de 900 marcas nacionais e internacionais, a Expomafe 2023 traz o protagonismo feminismo na indústria com a iniciativa Mulheres na Indústria, com foco nos desafios e possibilidades neste setor. Ainda no Parque de Ideias, espaço 100% de conteúdo especializado, será discutida: A inovação aberta na indústria de máquinas - smart machines; A sustentabilidade como importante pilar para a indústria 4.0 e a sociedade 5.0; A diversidade e inovação como ferramentas estratégicas da indústria 4.0; e ainda: A Gestão de Risco nas atividades humanas.

Serviço

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h).
Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.