Siemens na Expomafe: soluções para acelerar transformação da indústria

Líder em tecnologia com propósito, a Siemens estará presente com um estande na Expomafe 2023, feira que traz avanços para a indústria metalmecânica

Líder em tecnologia com propósito, a Siemens estará presente com um estande na Expomafe 2023, feira que traz avanços para a indústria metalmecânica, entre 9 e 13 de maio, no pavilhão São Paulo Expo, em São Paulo. A companhia vai demonstrar seu portfólio de soluções para o mercado de automação, dispositivos tecnológicos para produtos elétricos, transformação digital, análise de dados para incrementar a operação de fábricas e serviços de conectividade.

A Expomafe é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que apresenta os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.

Veja as soluções da Siemens na Expomafe:

Automação

O SIMATIC Motion Control da Siemens é uma solução flexível e escalável para o controle de movimento de máquinas ou instalações modernas. As funções de segurança se integram com a engenharia eficiente do TIA Portal, com pacote completo de automação e SIMATIC S7-1500T.

Software

A solução de design de máquinas da Siemens Digital Industries Software, Advanced Machine Engineering, oferece uma jornada de inovação digital para empresas da indústria metalmecânica. Com ela, é possível obter maior certeza no desenvolvimento de máquinas maduras, reduzindo o tempo de ramp-up na produção por meio do design e comissionamento virtuais, resultando em validação mais eficiente, menor tempo de comissionamento e maior produtividade imediata. Essa solução, aliada às outras soluções integradas da Siemens, permite que as empresas alcancem a Smart manufacturing, a servitização e tenham uma Advanced development machinery, se destacando no mercado e melhorando a eficiência e rentabilidade da produção.

Produtos Elétricos

A Maleta Tech demonstra, de forma visual, o funcionamento dos principais dispositivos da Eletrical Products da Siemens e sua integração com a automação. A solução mostra o monitoramento e o funcionamento de partidas eletrônicas, relés inteligentes e redes de campo io-link e as-i mostrando a aquisição de dados de atuadores e sensores. Todas essas informações podem ser visualizadas na IHM instalada na maleta ou pelo TIA PORTAL.

Soluções para Drives

Trazer a transformação digital para a indústria de manufatura é a função do SINUMERIK ONE, o CNC nativo digital da Siemens, que tem hardware atualizado e a disponibilidade de utilizar o gêmeo digital de máquina-ferramenta com integração no próprio CNC e os softwares dedicados Create/Run MyVirtualMachine e no NX, CAD/CAM. Além disso, o SINUMERIK 828D, CNC voltado para o mercado de máquinas de média complexidade com todas as funções e recursos disponíveis no SINUMERIK Operate, conta com o simulador gratuito SinuTrain que pode ser utilizado para operação, programação e validação de peças de usinagem. O SINUMERIK 808D é a melhor solução custo-eficiente do mercado, com a facilidade de manuseio que os comandos oferecem a um baixo custo, perfeito para ser utilizado em instituições de ensino e máquinas de entrada.

Insights Hub

O Insights Hub é a solução IoT da Siemens para operação industrial. A utilização da ferramenta possibilita a percepção e análise de dados sobre a produção que irá impulsionar a eficiência e qualidade dos processos. A IIoT promove a fabricação inteligente e facilita a tomada de decisões operacionais através da análise e transparência dos dados. É uma plataforma aberta, de alcance global e escalável, onde é possível conectar equipamentos de diversos fabricantes. Conta com diversos aplicativos prontos e de simples configuração para gerar dashboards de fácil visualização que irão promover insights importantes, a partir de aplicações de distribuição e consumo de energia, eficiência de máquinas, inteligência artificial integrada, identificação de anomalias, manutenção preventiva, além da possibilidade do desenvolvimento e upload de aplicativos próprios para a otimização contínua do ciclo produtivo.

Serviços de Conectividade Brownfield

O serviço de conectividade Brownfield usa um gateway para estabelecer uma conexão entre a rede de produção e os sistemas de informação de nível superior. É uma solução padrão para adquirir dados de máquina de controladores SINUMERIK ONE/840D/828D, controladores de terceiros e tecnologia de automação e transferir dados de maneira segura. A Siemens oferece consultoria abrangente, implementação e atualizações contínuas durante a operação em andamento.


Continua depois da publicidade