Bridgestone cria pneus com 75% de materiais reciclados e renováveis

Novo pneu é o primeiro on-road a utilizar guiayule, borracha natural cujo desenvolvimento demandou 100 milhões de dólares

A Bridgestone Américas anunciou que produziu uma série de pneus de demonstração feitos com 75%* de materiais reciclados e renováveis, incluindo borracha sintética feita com plásticos reciclados e borracha natural** colhida de arbustos cultivados no deserto do Arizona. A empresa completou a produção de 200 pneus de demonstração e está buscando uma avaliação conjunta com as montadoras para uso na próxima geração de SUVs e crossovers eletrificados.

O compromisso contínuo da empresa com seu objetivo de utilizar materiais 100% sustentáveis em seus produtos até 2050*** foi destaque nas observações do CEO Global Shuichi Ishibashi, durante uma reunião no início do ano com analistas da mídia e da indústria em Tóquio, onde a Bridgestone também anunciou que está buscando um projeto de pneus que utiliza 90% de materiais reciclados e renováveis para carros de passageiros.

Projetado e desenvolvido no Centro Tecnológico das Américas da Bridgestone em Akron, Ohio, o novo pneu foi produzido na fábrica de pneus radiais Aiken County Passenger/Light Truck em Graniteville, Carolina do Sul. A fábrica de Aiken é a primeira instalação de fabricação de pneus na América a obter a Certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) Plus, pela transparência e rastreabilidade de matérias-primas sustentáveis, incluindo materiais de origem biológica e de base circular. Aiken também opera uma matriz solar no local, que fornece energia renovável e que ajuda a alimentar as operações da fábrica.

"À medida que avançamos em nossa transformação para uma empresa de soluções sustentáveis, fazemos incrível progresso no uso de materiais reciclados e renováveis para trazer pneus sustentáveis desde o desenho até a produção", disse Paolo Ferrari, presidente e CEO, Bridgestone Américas. "A produção e distribuição de um produto tecnológico feito com 75% com materiais reciclados e renováveis é um marco significativo à medida que aceleramos nosso progresso para utilizando materiais totalmente sustentáveis em nossos produtos até 2050".

75% Materiais Recicláveis e Renováveis

Os pneus contêm uma infinidade de materiais derivados de matérias-primas recicladas. Estes incluem monômero reciclado, produzido com materiais reciclados, incluindo garrafas plásticas, para criar a borracha sintética no pneu, assim como o aço reciclado, negro de fumo reciclado, derivado de TPO**** negro de fumo, e negro de fumo de base biológica*****. Vários materiais são certificados pelo ISCC PLUS.


Continua depois da publicidade


O novo pneu é o primeiro on-road a utilizar guiayule, borracha natural derivada do arbusto do deserto e cultivada na instalação agrícola de P&D da Bridgestone guayule em Eloy, Arizona. A Bridgestone investiu mais de 10 anos e cerca de 100 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de guayule como uma alternativa à borracha natural importada da árvore Hevea Brasiliensis, cultivada principalmente em Sudeste Asiático. A guayule pode servir como uma alternativa às culturas existentes, como a alfafa e o algodão, no deserto americano do sudoeste da região, que requer apenas a metade da água para cultivar.

O Guayule faz parte do plano da Bridgestone para atingir a neutralidade de carbono e fazer 100% dos pneus com materiais sustentáveis até 2050. A empresa está visando a produção comercial de borracha natural derivada de guayule até o final da década.

O desenvolvimento de 75% de pneus reciclados e renováveis pela Bridgestone está alinhado com o Bridgestone Compromisso E8, que consiste em 8 valores que começam com a letra "E". (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade e Empoderamento) que orienta as decisões da empresa para uma sociedade mais sustentável.

* 38% Renovável, 37% Conteúdo Reciclado
** A borracha natural contém hevea e guayule
*** Os materiais sustentáveis são aqueles que (1) provêm de recursos com um fornecimento contínuo; (2) podem ser utilizados como parte do negócio a longo prazo; e (3) têm um baixo impacto ambiental e social ao longo de seu ciclo de vida, desde a aquisição até o descarte
**** Óleo de Pirólise de Pneus
***** Borracha de butadieno bio, bio-circular e circular certificada pela ISCC, borracha de butadieno estireno e borracha de butadieno estendida em óleo. (Sustentável conteúdo é alocado utilizando a abordagem de equilíbrio de massa do ISCC).