Siemens e IBM fazem parceria para acelerar o desenvolvimento de produtos sustentáveis

Empresas estão desenvolvendo uma nova solução de software de engenharia de sistemas e gerenciamento de ativos para ajudar na rastreabilidade e no desenvolvimento de produtos sustentáveis.

As pressões competitivas, os mercados de trabalho rigorosos e os objetivos de conformidade ambiental exigem que as organizações adotem uma abordagem de gerenciamento mais holística que abrange o ciclo de vida do produto e do ativo. Considerando isso, a Siemens Digital Industries Software e a IBM anunciaram que estão expandindo sua parceria com o desenvolvimento de uma solução de software que combina seus respectivos produtos para engenharia de sistemas, gerenciamento do ciclo de vida do serviço e gerenciamento de ativos.

As duas empresas vão desenvolver uma solução de software combinada para ajudar as organizações a otimizar os ciclos de vida dos produtos e fazer melhorias na rastreabilidade nos processos, além de prototipar e testar conceitos no início do desenvolvimento e adotar projetos de produtos mais sustentáveis. O objetivo é ajudar as organizações a acelerar a inovação e o lançamento no mercado, podendo elevar a qualidade e reduzir custos.

Tecnologia

O novo software integrado de engenharia e baseado em padrões e na linguagem SysML v1 deve ajudar na rastreabilidade e no desenvolvimento de produtos sustentáveis usando um thread digital, que conecta engenharia mecânica, eletrônica, elétrica e projeto e implementação de software. A nova solução abrange o ciclo de vida do produto, desde o projeto inicial e fabricação até operações, manutenção, atualização e gerenciamento do fim de vida do produto.

Nesta primeira fase, as empresas estão trabalhando para conectar o IBM Engineering System Design Rhapsody para engenharia de sistemas às soluções do portfólio de software e serviços Siemens Xcelerator, incluindo o software Teamcenter da Siemens para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM, na sigla em inglês) e o software Capital para o desenvolvimento de sistemas elétricos/eletrônicos (E/E) e implementação de software. As empresas também conectaram o IBM Maximo Application Suite para gerenciamento de ativos ao software Teamcenter da Siemens para oferecer suporte ao thread digital que integra engenharia de serviços, gerenciamento de ativos e execução de serviços.


Continua depois da publicidade


Essas integrações vão se concentrar na reutilização efetiva de processos e materiais para permitir a rastreabilidade para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Isso pode ajudar as empresas a tomar decisões acertadas já no início do processo de projeto e engenharia para ajudar a promover melhorias no custo, desempenho e sustentabilidade. Por exemplo, as empresas podem identificar com mais rapidez componentes de baixo desempenho ou elementos do projeto que consomem muita energia ou que exigem manutenção ou substituição antecipada; além disso, inovações do produto podem ser obtidas usando um thread digital integrado que conecta os ativos físicos e de software ao desenvolvimento do produto.

Inovação

“Uma grande parte da inovação e diferenciação do produto envolve componentes elétricos, eletrônicos e software. Com isso, as fabricantes estão tendo dificuldade para lançar novos produtos no mercado no prazo, pois as ferramentas e os processos atuais e as informações para gerenciar esses componentes operam em silos isolados e desconectados”, disse Kareem Yusuf Ph.D, vice-presidente sênior de Product Management & Growth da SoftwareIBM. “Para resolver essa lacuna, a IBM e a Siemens estão trabalhando em um thread digital para integrar práticas de sustentabilidade ao longo do ciclo de vida do produto, desde o projeto, produção, operação, manutenção e além disso. Essa conectividade vai ajudar a acelerar a inovação e preparação para conformidade e melhorar a qualidade geral do produto.”

A Siemens e a IBM também trabalham juntas para criar uma solução baseada em SysML v2 com um método de migração para ajudar os clientes na transição para a engenharia de sistemas de última geração. A SysML (linguagem para modelagem de sistemas) é usada na especificação, análise, projeto, verificação e validação de uma ampla variedade de sistemas e sistemas de sistemas (SoS). O gerenciamento do ciclo de vida do serviço pode ajudar a maximizar o valor comercial da servitização do produto, conectando a engenharia de serviços à manutenção de serviços para facilitar novos processos colaborativos entre fabricantes e operadores.

“Juntas, a Siemens e a IBM vão fornecer sistemas baseados em simulação e uma solução de engenharia de software que cobre todo o ciclo de vida operacional. Com isso, nossos clientes podem inovar com a redução dos custos de desenvolvimento de produtos, promover melhorias contínuas e criar eficiências operacionais em toda a empresa estendida em todo o ciclo de vida operacional do produto”, disse Tony Hemmelgarn, presidente e diretor executivo da Siemens Digital Industries Software. “Estamos desenvolvendo isso para ajudar as empresas a adotar o princípio de “shift left testing”, que se refere à realização de testes desde as etapas iniciais do desenvolvimento, melhorando a extensibilidade e a reutilização de modelos de sistemas e dados associados, com soluções baseadas em padrões operando em um ecossistema aberto e permitindo que nossos clientes desenvolvam produtos melhores”.

Kamil Mrva, diretor de TI do Grupo ŠKODA, um dos primeiros a adotar a solução de gerenciamento de ativos e do ciclo de vida do serviço, disse: “Estamos trabalhando com a Siemens e a IBM para atingir as nossas metas de sustentabilidade, reduzir o custo total de propriedade (TCO) dos produtos para os nossos clientes e apoiar a transformação dos nossos negócios com um foco maior em serviços.”

A Siemens terá acesso aos benefícios do recém-lançado programa Partner Plus da IBM e vai oferecer a solução como parte do ecossistema Siemens Xcelerator.

*Imagem de capa: Depositphotos

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM