Projeto quer converter texto em conteúdo 3D de alta fidelidade

Shutterstock e NVIDIA se uniram para lançar recursos de inteligência artificial generativa e converter texto em 3D.

A Shutterstock, Inc., plataforma de criação líder para marcas transformadoras e empresas de mídia, anunciou associação à NVIDIA para treinar modelos 3D personalizados a fim de criar ativos 3D generativos a partir de prompts de texto simples. Por meio de uma colaboração inédita, os modelos 3D serão treinados com ativos da Shutterstock usando os serviços de nuvem de IA generativa NVIDIA Picasso para converter texto em conteúdo 3D de alta fidelidade, reduzindo o tempo de criação de horas para minutos.

Quando os modelos forem apresentados nos próximos meses em Shutterstock.com, os novos recursos de IA generativa da NVIDIA serão a mais recente adição ao Creative Flow, um extenso kit de ferramentas projetado para equipar a experiência criativa mais perfeita possível. Os recursos de conversão de texto em 3D também serão oferecidos no Turbosquid.com e têm previsão para serem introduzidos na plataforma NVIDIA Omniverse para construir e operar aplicações de metaverso industriais 3D.

“Nossa parceria 3D generativa com a NVIDIA fortalecerá a próxima geração de ferramentas de colaboração 3D, reduzindo bastante o tempo necessário para criar modelos 3D lindamente texturizados e estruturados”, diz o CEO da Shutterstock, Paul Hennessy. “Esta parceria inédita reforça nossa estratégia de utilizar o enorme conjunto de metadados da Shutterstock para levar novos produtos, ferramentas e conteúdo ao mercado. Ao combinar nosso conteúdo 3D com os modelos básicos da NVIDIA e utilizar nossas respectivas plataformas de marketing e distribuição, podemos capitalizar uma oportunidade de mercado extraordinariamente grande”.

Modelo 3D

Com as ferramentas de software profissionais de hoje, construir um modelo 3D detalhado e de alta qualidade a partir do zero costuma ser uma tarefa desafiadora e demorada para os criadores. No caso de um conteúdo ser criado para uso como digital twin, onde é necessária precisão absoluta, a complexidade do trabalho pode levar dias ou até mais, dependendo das especificidades do modelo. Ao criar modelos personalizados com o serviço de nuvem de IA generativa NVIDIA Picasso, a Shutterstock ajudará os artistas 3D a criar formas de objetos, auxiliar no desencapsulamento de objetos, gerar texturas e materiais e, para usuários não 3D, até mesmo produzir modelos 3D completos prontos para uso em uma ampla variedade de aplicações e plataformas.


Continua depois da publicidade


“Em um mundo cada vez mais dinâmico, essa colaboração permite que os artistas e as empresas criem conteúdos 3D com alta qualidade e em tempo hábil. Sendo uma atividade desafiadora, essa aplicação facilita o trabalho desses profissionais", ressalta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

“As capacidades transformadoras da IA generativa permitem que fabricantes de software e empresas criem ferramentas que usam prompts de texto simples para criar ativos 3D para digital twins, simulação e design, economizando muito tempo e esforço dos artistas”, explica Greg Estes, vice-presidente de Programas para Desenvolvedores da NVIDIA. “Treinar um modelo personalizado da Shutterstock com os serviços de nuvem de IA generativa NVIDIA Picasso dará aos desenvolvedores uma ferramenta que pode automatizar grande parte do trabalho tedioso para os artistas, liberando-os para passar mais tempo explorando novos conceitos e refinando suas ideias.”

Como parte de seu foco responsável em IA e em correlação com as vendas dos modelos 3D personalizados na plataforma da Shutterstock, a Shutterstock compensará os artistas por meio de seu Contributor Fund pelo papel que seu IP desempenha no treinamento da tecnologia generativa.

*Imagem de capa: Depositphotos