KUKA lança robôs com máxima potência para setor automotivo

Nova família de robôs da KUKA tem características específicas, design inovador e maior desempenho dinâmico.

A KUKA, uma das principais fabricantes mundiais de robôs industriais, lança uma nova família de robôs, a KR FORTEC ultra, com equipamentos mais compactos e mais ágeis no manuseio de cargas de 480 a 800 kg. Idealizados para alta capacidade de carga e elevados momentos de inércia, enquadram-se de maneira especial aos requisitos do setor automotivo

Segundo Edouard Mekhalian, Diretor Geral da KUKA Roboter do Brasil, a família KR FORTEC ultra é um importante acréscimo ao portfólio, pois inclui cinco variantes de robôs, cada uma com características para aplicações específicas. O KR 800, por exemplo, é especial para cargas de até 800 kg, enquanto as duas variações do KR 480 têm grandes raios de alcance de até 3.700 mm. Já as variantes HI dos modelos KR 640 e KR 560, foram projetadas para trabalharem com ferramentas com maiores momentos de inércia.

O design inovador com braço duplo é também um diferencial no equipamento da nova linha KR FORTEC ultra, pois reduz o peso do equipamento ao mesmo tempo em que garante alta rigidez e precisão no movimento.

Além disso, diminui o uso de insumos e resulta em um maior desempenho dinâmico, com tempos de ciclo otimizados, menor consumo de energia e redução no footprint de CO2. “Para a faixa de 800 kg, que possui altos momentos de inércia, os clientes tinham a necessidade de utilizar robôs de uma classe de carga ainda mais alta, que são significativamente mais pesados e mais caros, principalmente na manutenção do equipamento”, comenta Mekhalian. Com uma relação peso/potência mais aprimorada, a nova família KR FORTEC ultra reduz o consumo e tempo de troca dos seus componentes. 

Custos operacionais 

O altíssimo MTBF (tempo médio entre falhas) de 400.000 horas oferece ao cliente um baixo custo e alta disponibilidade de peças de reposição. Além disso, os robôs atendem a todos os requisitos de manutenção, com ampla acessibilidade aos componentes e facilidade de revisão e reparo. Por exemplo, esses robôs demandam apenas três formas de manutenção: troca de óleo, inspeção visual e lubrificação do conjunto de cabos e rolamentos do sistema de contrapeso, reduzindo o TCO (custo total de propriedade) do equipamento.

Conceito modular inteligente 

O sistema modular do KR FORTEC ultra é focado na utilização do maior número de peças compartilhadas possível dentro da família de robôs, incluindo peças fundidas, motores e redutores. Isso ajuda a minimizar o custo de estoque de peças de reposição e padronizar os processos de manutenção. “Com isso, temos um MTBF mais alto, de 400.000 h; MTTM (tempo médio para manutenção) de 5,75 h; disponibilidade técnica de 99,998% e MTTR (tempo médio de reparo) de: 0,84 h”, pontua Edouard Mekhalian.


Continua depois da publicidade


A empresa também está realizando, simultaneamente, o lançamento de uma nova unidade linear de alto desempenho, o KL 5000, com o objetivo de aumentar o espaço de trabalho do robô. Com um comprimento de até 31 m, oferece grande flexibilidade em seu design, incluindo até quatro robôs por unidade. Além disso, segmentos modulares permitem fácil instalação sem a necessidade de solda, e o sistema de lubrificação automática opcional reduz o trabalho de manutenção e aumenta a disponibilidade do equipamento.

Outro destaque é o novo sistema de alimentação de energia com o novo K-pipe e a interface modificada no eixo 2 do robô, desenvolvimento que oferece alta durabilidade e redução de desgaste, aliado a um menor contorno, menor manutenção e troca simplificada. Por fim, o equipamento coordenado economiza tempo e custos durante a integração.