Expositores divulgam inovações e tecnologias que podem ser conhecidas na Metalurgia 2023

Feira acontece em Joinville, Santa Catarina, em setembro.

De 19 a 22 de setembro, a Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços concentra lançamentos e tecnologias para esse mercado, em Joinville, SC. A feira é a única do setor no Brasil a reunir expositores ligados à fundição e metalurgia, trazendo soluções de automação e robôs, indústria 4.0, tratamento térmico e soldagem, reciclagem e EPIs.

A especialidade em fornecer serviços de ponta em caldeirarias, será levada pela Abim para o estande da empresa. Desenvolvido por profissionais qualificados, a empresa personaliza o projeto conforme a demanda do cliente. Os destaques na feira serão a panela de fundição e a caixa redutora, contemplando diferentes modelos de panelas, forno por indução e forno de fundição. Para siderurgias, a Abim dispõe de dutos refrigerados, estrutura para painéis refrigerados, carro para transporte de bobinas, e forma para refratário de fusão.

A Comil, fabricante e distribuidora de insumos para a fundição, apresentará a variedade de insumos que oferece aos clientes, o atendimento personalizado e o acompanhamento técnico dos processos. Entre os itens fornecidos estão luvas, resinas, areias, tintas, antiligas de alumínio, filtros, colas, desmoldantes e tratamento para não ferrosos.

Com mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Conai é especializada no desenvolvimento de projetos e na comercialização de equipamentos para segurança, controle e medição de consumo para sistemas de combustão industrial com uso de gases combustíveis. A empresa fornece soluções dos maiores fabricantes de equipamentos para combustão industrial do mundo, como Krom Schröder, LBE, Maxon e Eclipse, distribuindo e aplicando seus equipamentos em todo território brasileiro.

Imagem ilustrativa dos produtos da Conai. Imagem: Divulgação.

Com quase oito décadas de experiência no mercado de produtos químicos, a BEL PROFUND, marca do Buschle & Lepper, leva para a Metalurgia os produtos fornecidos para as indústrias de transformação. Entre as soluções, destaque para os aglomerantes de escória, Carburantes, Inoculantes e Ligas para nodular. A empresa fornece para as principais fundições de ferro e aço do mercado e conta com o apoio logístico de seis filiais para atendimento das necessidades dos clientes.


Continua depois da publicidade


Especializada em soluções para fundição de alumínio, a Loop Zero leva para a feira uma solução completa para desenvolvimento em fundição de alumínio, sendo a única do país a contar com laboratório para desenvolvimento de fundição de alumínio. Além disso, tem a unidade Tryout com licença de operação do Magmasoft e estrutura completa para atendimento de uma solução completa. O desenvolvimento de fundição de alumínio da Loop Zero contempla o processo do início ao fim, abrangendo a etapa inicial de desenvolvimento, projeto de moldes, simulação de injeção, tryouts, alívio de tensão, análise termográfica, treinamento e assessorias. As soluções são fornecidas para fundições, ferramentarias e escritórios de projetos.

A Micro Metal lança a microfusão em ligas não ferrosas, sendo uma das pioneiras a trazer esse processo para o Brasil. A empresa já desenvolveu e homologou o processo em amostras de alumínio, latão, bronze e cobre, além dos milhares de itens que já fornece em ligas de aço carbono, aço baixa-liga, aços inoxidáveis, ligas de cobalto, níquel e ferro fundido. A diversidade de peças que a Micro Metal leva para a feira variam de 0,01 kg a 30 kg, e abrangem peças dos mais diversos tipos de segmentos que a empresa atende, como: automotivo, agrícola, metalmecânico, ferroviário, aeroespacial, valvuleiro, equipamentos de segurança, entre outros.

A Origetec destaca na Metalurgia o processo de moldagem cold box para fundição, que consiste em soprar areia por meio de ar comprimido, com pressões controladas dentro do modelo, resultando no melhor adensamento do material e consequentemente melhor qualidade do molde. Por meio de equipe especializada no processo cold box, a empresa orienta e desenvolve o projeto completo e customizado para fundição, oferecendo assessoria e segurança ao cliente. A Origetec tem em seu portifólio uma linha completa de equipamentos para montagem de uma fundição cold box, preparação de carga dos fornos, preparação de areia, moldagem e macharia, linhas de vazamento, panelas de vazamento automáticas, desmoldagem, recuperação de areia, transporte e armazenagem de areia. A linha de produto para processo cold box é de alta produtividade, substituindo os equipamentos obsoletos e de baixa produtividade para este processo.