Logomarca Indústria 4.0

Fabricantes lutam para superar os concorrentes devido à falta de tecnologia e pessoal qualificado, diz estudo

Pesquisa global revela o impacto da tecnologia de produção inteligente na maximização de insights de dados, atração de talentos e minimização de riscos para a cadeia de fornecimento, qualidade e cibersegurança.

Por: Redação CIMM com Assessoria de Imprensa      22/03/2023 

Relatório da Rockwell Automation, empresa global dedicada à automação industrial e transformação digital, revela que a maioria dos fabricantes ainda carecem de uma solução completa de planejamento da cadeia de fornecimento, além de enfrentarem desafios sobre a adesão de tecnologias necessárias para superar a concorrência. O 8º Relatório Anual do Estado da Produção Inteligente da empresa global, aborda o foco no crescimento lucrativo sem sacrificar a qualidade, ênfase no acesso ao verdadeiro potencial dos dados e no aumento da adoção de tecnologia.

“Os fabricantes continuam buscando oportunidades de crescimento lucrativo, mas estão percebendo que a incerteza na disponibilidade da força de trabalho está afetando a qualidade, juntamente com sua capacidade de atender às crescentes necessidades dos clientes”, disse Veena Lakkundi, vice-presidente sênior de estratégia e desenvolvimento corporativo da Rockwell Automation. “A pesquisa descobriu que a tecnologia de produção inteligente está permitindo que fabricantes de todos os tamanhos otimizem soluções mais resilientes, ágeis e sustentáveis​​ que aceleram a transformação. Se aprendemos alguma coisa com a história, é que as organizações que investem em inovação, com tendência para a ação, em tempos de incerteza podem superar os concorrentes”.

O estudo global deste ano, que entrevistou mais de 1.350 fabricantes em 13 dos principais países produtores, identificou que o dobro dos fabricantes acredita que sua organização carece da tecnologia necessária para superar a concorrência, em comparação com 2022. A pesquisa também identificou que 4 em cada 5 fabricantes ainda carecem de uma solução completa de planejamento da cadeia de fornecimento.


Continua depois da publicidade


Quanto aos riscos relacionados à cibersegurança, os entrevistados mostraram que estes são os seus maiores obstáculos enquanto procuram mitigá-los com iniciativas de produção inteligente.

Com base nos resultados da pesquisa, a tecnologia é essencial para mitigar riscos e proporcionar crescimento. No entanto, para um terço dos fabricantes, a variedade de sistemas e plataformas disponíveis está levando à “paralisia tecnológica” – uma incapacidade de decidir entre as soluções.

Além disso, 45% dos fabricantes citam “melhorar a qualidade” como o principal resultado positivo que desejam alcançar com iniciativas de produção inteligente e a maioria (89%) dos fabricantes planejam manter ou aumentar o emprego devido à adoção da tecnologia. Um pouco mais de um terço (36%) dos entrevistados acredita, ainda, que será capaz de redirecionar os funcionários existentes devido ao uso crescente de tecnologia.

Outro ponto de destaque da pesquisa diz respeito ao ESG, sendo que dos 95% dos fabricantes que têm políticas ESG formais ou informais, 42% citam “melhorar a eficiência” como o principal fator impulsionador para a adoção de iniciativas desse tipo.

Segundo o estudo, esses desafios podem ser superados a partir da escolha de parceiros com conhecimento e experiência relevantes no setor, que possam aconselhá-los e orientá-los na implementação de uma solução adequada à finalidade a que se destina para alcançar os resultados desejados.  

Metodologia

Este relatório analisou o feedback de 1.353 entrevistados de 13 dos principais países fabricantes com funções de gerenciamento até o C-suite e foi realizado em associação com a Sapio Research e a Plex Systems. A pesquisa abrangeu indústrias discretas, de processo e híbridas, em uma distribuição equilibrada de tamanhos de empresas com receitas variando de US$ 10 milhões até mais de US$ 10 bilhões, oferecendo uma ampla variedade de perspectivas de negócios de manufatura.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: