Europa pode ter "revolução ferroviária" com troca de avião por trens

Mudanças climáticas têm desenhado nova configuração do transporte na Europa, com preferência para trens.

A Europa tem protagonizado um fluxo troca de aviões por trens em rotas de distâncias menores, resultado da busca por alternativas de mais sustentabilidade no transporte. A informação é do portal de notícias CNN, que afirma já haver, inclusive, interesse de grandes companhias aéreas em fechar parcerias e também atuar no "novo" setor. 

De acordo com a publicação, países como Áustria e França, por exemplo, já estão atuando para restringir rotas de aviões em trajetos atendidos por linhas de trens. Isso faria parte de uma chamada "revolução ferroviária" em curso na Europa, em que se observa maior disponibilidade de serviços ferroviários, paralelamente a mais investimentos no setor. 

Um dos impulsos para a nova configuração do transporte do Velho Continente teria sido o movimento flight shame (vergonha de voar, em tradução literal), disseminado nos útimos anos por uma geração engajada em combater as mudanças climáticas. De acordo com a Agência Internacional de Energia, em 2021, a aviação foi responsável por mais de 2% das emissões globais de CO2 relacionadas à energia, com um crescimento proporcionalmente maior nas últimas décadas se comparado aos meios de transporte rodoviário, ferroviário ou marítimo.

*Imagem de capa: Depositphotos