Ao vivo: Lançamento do primeiro foguete 3D do mundo em contagem regressiva

Terran-1, primeiro foguete impresso em 3D do mundo, será lançado do Cabo Canaveral nesta quarta-feira (8).

O lançamento do primeiro foguete impresso em 3D do mundo entrou em contagem regressiva. O Terran-1, como foi batizado, será lançado da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral nesta quarta-feira (8). A Relativity Space, startup californiana desenvolvedora do projeto, promete transmitir ao vivo a empreitada às 1300EST - 15h, no horário de Brasília. A partir das 14h a Relativity Space promete já estar ao vivo no YouTube.

Primeiro foguete impresso em 3D no mundo

De acordo com a Relativity, o Terran-1 é o maior objeto impresso em 3D a tentar um voo orbital. Neste primeiro protótipo, de 33 metros de altura, a empresa conseguiu fazer o foguete com 85% de sua massa impressa em 3D - a ambição é chegar a um modelo com índice de 95% de massa nesta estrutura. 

primeiro foguete impresso em 3D do mundo funcionará à base de nove motores Aeon em seu primeiro estágio e um Aeon Vac em seu segundo estágio - todos também impressos em 3D. Como combustíveis serão usados o oxigênio líquido (LOX) e o Gás Natural Liquefeito (GNL), considerados os melhores para a propulsão de foguetes.

O lançamento do Terran-1 poderá ser acompanhado por aqui: