Volkswagen dá férias coletivas por falta de semicondutores

Em comunicado, Volkswagen disse que parada já estava programada

Volkswagen anunciou uma nova rodada de férias coletivas por causa da crise dos semicondutores. O comunicado que circulou amplamente nesta segunda-feira (13) diz que "os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes". 

Leia também:

- Receita mundial de semicondutores cresceu apenas 1,1% em 2022

De acordo com o G1, a suspensão temporária engloba as unidades de São Bernando do Campo e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná. Serão, ao todo, dez dias de recesso, incluindo o feriado de Carnaval. 

Permanecerá em atividade a planta de Taubaté, onde fica a linha de montagem do Polo Track, modelo substituto do Gol.

Férias coletivas na Volkswagen

A adoção de férias coletivas tem sido medida frequente da montadora para driblar os percalços provocados pela escassez global de semicondutores. No ano passado foram pelo menos duas paradas fora de época.

A falta de componentes é um dos principais problemas com o qual a indústria passou a lidar após o surgimento da pandemia da Covid-19, no início de 2020. As limitações foram agravadas ainda mais pela guerra comercial travada entre China e Estados Unidos, que ocasionou um movimento de boicote a empresas chinesas e sobrecarregou fabricantes de outros países asiáticos.


Continua depois da publicidade


No fim do ano passado, o país comandado por Joe Biden anunciou investimento bilionário para financiar industrias nacionais de semicondutores e ganhar peso no duelo contra a economia de Xi Jinping.