Siemens começa a operar 1ª indústria de combustíveis sintéticos do mundo

Siemens Energy abasteceu pela primeira vez na história um tanque com combustível sintético. Projeto é alternativa para o clima.

A Siemens Energy, braço de energia do grupo Siemens, anunciou na terça-feira (20) o início da operação da primeira instalação projetada para produzir combustíveis sintéticos neutros em carbono para o clima.

A planta batizada de Haru Oni - também chamada de acampamento base do futuro - fica nas proximidades de Punta Arenas, no sul do Chile. Nela, o combustível sintético é produzido a partir de água, energia eólica e gás carbônico capturado do ar. "É um transportador de energia líquida que gera cerca de 90% menos emissões de CO₂ do que a contraparte fóssil. No caso da gasolina sintética, ele é simultaneamente compatível com a infraestrutura de combustível líquido existente", informa a empresa. 

Como tem a capacidade de substituir os combustíveis fósseis sem a necessidade de alterar os sistemas existentes de motores, armazenamento e distribuição, o combustível sintético pode ganhar força em setores onde há certa dificuldade em promover a eletrificação, como aviação, por exemplo. 

"Lembre-se da data: 20 de dezembro de 2022. Um dia importante na transição energética e na luta contra as mudanças climáticas. O primeiro tanque foi abastecido com combustível sintético neutro para o clima produzido pela primeira planta comercial integrada do mundo. Em breve, Haru Oni ​​estará produzindo 130.000 litros de combustível sintético por ano – isso aumentará para 550 milhões de litros nos próximos anos", diz trecho da publicação especial lançada pelo Siemens

A iniativa é uma parceria entre a Siemens Energy, Porsche, entre outros, para produção dos eletrocombustíveis ou combustíveis sintéticos, também denominados como e-combustíveis. Há suporte do governo alemão no projeto.