Uso de sistemas de IA antecipa 90% das falhas em fábricas

Mecanismos de inteligência artificial são fundamentais para antecipar falhas na indústria

O investimento em equipamentos de predição de falhas e automatização de processos é capaz de fazer com que diversos setores da economia antecipem 90% das falhas em suas atividades.

A utilização de mecanismos de inteligência artificial e de organização de processos online são parte fundamental para alcançar tais números. Esses são números da Tractian, empresa que é destaque no mercado nacional e internacional em oferecer modernos sistemas de monitoramento e gerenciamento industrial do mercado. A companhia captou essas informações em diversas empresas que atende no Brasil, México, Paraguai, Argentina e Estados Unidos.

Leia também:

-Institutos Senai adotam inteligência artificial em manutenção preditiva industrial
-Como atualizar equipamentos antigos para a Indústria 4.0

Ao longo dos anos, diversas técnicas vêm sendo empregadas nas indústrias para melhorar a rotina de trabalho e auxiliar na automatização e prevenção de danos nas operações. E isso tem auxiliado as empresas em ter definições mais estratégicas, além da otimização de recursos, redução de custos e melhora das rotinas com a implementação da manutenção preditiva, metodologia mais eficiente se for antecedida por uma preventiva bem realizada. A Tractian aponta que já antecipou mais de 3000 tipos falhas, sendo as mais comuns detectadas: desbalanceamento (53%), desalinhamento (23%), folga mecânica (21%) e cavitação (5%) das máquinas.

“Um hardware como o nosso é como se fosse um smartwatch para uma máquina. Ele monitora, analisa, prevê e avisa quando há um problema por vir, uma anomalia no que normalmente é uma rotina. Trazendo para uma operação do setor industrial, por exemplo, é só a partir desse momento de análise que é avaliada a necessidade ou não de ‘consulta’, ou seja, do deslocamento de um especialista até o local para inspecionar o ativo de perto. E conseguimos ampliar isso ainda com a oferta de outros tipos de serviços, que atuam diretamente na gestão de recursos, análise de dados e automação de serviços, com software 100% desenvolvido por nós”, explica Igor Marinelli, co-CEO e fundador da Tractian.


Continua depois da publicidade


Vale destacar que este é um cenário que vem em constante evolução.Até 2018 apenas 21% das empresas utilizavam tecnologias de coleta, processamento e análise de grandes quantidades de dados (big data), e somente 9% adotaram tecnologias de sistemas inteligentes de gestão. “Com isso, vemos que pelo menos sete em cada 10 grandes indústrias pretendem ou utilizam tecnologias digitais em sua rotina, o que mostra avanço e uma maior preocupação dos setores industrial e empresarial. Estrategicamente falando, do ponto de vista do contratante, esse é um diferencial tremendo em relação ao seu concorrente que não faz uso das tecnologias ”, pontua Marinelli.

Análise e reconhecimento do mercado

A importância de equipamentos de monitoramento e softwares de gestão vem sendo reconhecida e chancelada por entidades internacionais. Recentemente, a Tractian foi nomeada pela Capterra Shortlist em diversas categorias. A plataforma é a maior organização de avaliação de software, e tem como objetivo dar uma visão completa das melhores soluções de tecnologia presentes no mercado no mundo todo. 

O grande destaque é a menção ao CMMS TracOS, como Emerging Favorite da 2022 Capterra Shortlist: Software de Manutenção Preventiva dada no início de novembro.“É um orgulho para nós, em um espaço tão curto de tempo desde nossa fundação em 2019, figurar em uma lista tão importante como Capterra. É o nosso segundo ano aparecendo entre os softwares emergentes e melhores ranqueados e, desta vez, ampliando nossa presença em mais categorias”, analisa o co-CEO da companhia.