Logomarca Indústria 4.0

Bosch, Dexco e Tupy: Conheça as soluções das empresas finalistas do Prêmio ABII 2022

As três empresas disputaram a final da premiação com a ganhadora MPK Equipamentos Industriais.

Por: Stefani Ceolla/ Especial CIMM      Exclusiva 01/12/2022 

Cases de quatro empresas foram finalistas do Prêmio ABII 2022: MPK Equipamentos Industriais, Bosch, Dexco e Tupy. A MPK saiu vencedora da premiação, entregue nesta terça-feira (29), durante o 14º Encontro Nacional ABII no Senai de São Caetano do Sul (SP). Em comum, os cases apresentados têm a jornada de transformação digital e a aplicação de soluções inovadoras que auxiliam na produção e nos resultados. 

A premiação é realizada pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e reconhecida nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e a internet industrial das coisas (IIoT). “A ABII oferece um palco para as empresas mostrarem seus projetos e servirem de referência para o mercado”, destaca o gerente-executivo da associação, Alexandre D'Angelo.

Conheça o case das finalistas.

Tupy: “Jornada dos dados para a inteligência”

Na jornada dos dados para a inteligência da Tupy, foram implementados projetos que, em conjunto, permitiram à empresa transformar os dados industriais em inteligência. Entre as tecnologias envolvidas estão a MES Tupy, solução desenvolvida pela própria empresa com foco na realidade de um processo de fundição; a adição do módulo de rastreabilidade, que permitiu aos dados receberem contexto do processo produtivo e a conexão entre a etapa de processo contínuo (fusão) com as etapas de processo discreto (macharia, moldagem e acabamento); e a prova de conceito de aprendizado de máquina, em que os dados gerados pelas etapas anteriores permitiram ao time atingir um novo nível de inteligência. Segundo a Tupy, os resultados finais demonstram como o conhecimento e a tecnologia, além dos benefícios da jornada de transformação digital, são materializados em valor para a organização, sociedade e acionistas.


Continua depois da publicidade


A Tupy, multinacional brasileira do setor de metalurgia com fábricas em Joinville (SC) e Mauá (SP), faz parte da ABII desde 2021. Ao se associar à entidade, a empresa afirmou reforçar sua estratégia de transformação digital.

A Tupy tem sido destaque em inovação. Em 2022, foi premiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O gerente de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da Tupy, Fábio Caramori, explicou os processos implementados. “Há mais de 80 anos, a Tupy responde de forma inovadora aos desafios do mercado. Implantar uma plataforma de inovação é uma forma de contemplar todos os processos e ferramentas adequadas para gerar valor a partir do encontro de competências diversas”.

Ainda em 2022, a Tupy passou a integrar o ranking das 150 empresas mais inovadoras do país na edição do Prêmio Valor Inovação, subindo 58 posições em relação a 2021.

linha de producao tupy
A Tupy está no ranking das 150 das empresas mais inovadoras do país. Imagem: Divulgação/ Tupy

Dexco: “Jornada da Transformação Digital – Indústria 4.0 em Painéis”

O case apresentado pela Dexco tem como objetivo garantir mais qualidade nos produtos, alinhando o pilar estratégico de centralidade no consumidor à jornada de eficiência produtiva e à cultura de dados para a tomada de decisão dos gestores das fábricas. A Dexco buscou agilidade na visibilidade de dados industriais, correlacionando-os em tempo real com condições de processo, clima e características regionais dos insumos, de modo a refiná-los e aumentar a produtividade e capacidade em relação à qualidade dos produtos.

Com sete décadas de atuação, a Dexco tem o trabalho focado em soluções para o ambiente em que as pessoas vivem. Por isso, o foco no consumidor final, que encontrou um aliado na tecnologia. “Conhecer melhor o consumidor é o único caminho para atender suas demandas, resolver suas dores e assegurar que a decisão de compra se repita no futuro”, afirma Daniel Franco, Diretor de TI, Desenvolvimento dos Negócios e Inovação.

unidade Dexco
Na Dexco, a cultura de dados é essencial para a produção de painéis. Imagem: Divulgação/ Dexco 

Bosch: “Reconhecimento e classificação de oxidações em telhados industriais com utilização de IA”

Neste projeto da Bosch, foi desenvolvida inteligência artificial (IA) para o reconhecimento e classificação de oxidações em telhados industriais por meio de imagens obtidas automaticamente por drone. Uma planta industrial localizada na cidade de Curitiba (PR) foi objeto do desenvolvimento e estudo do funcionamento da IA. O objetivo do projeto é buscar assertividade e eficiência no direcionamento dos esforços para a manutenção de oxidações em telhados industriais, uma vez que a mão de obra especializada para a inspeção e realização de serviços tem custos consideráveis.

Até 2025, o objetivo é que todos os produtos da empresa contenham IA ou tenham sido desenvolvidos ou fabricados com sua ajuda. Para isso, a empresa está investindo em mentes inteligentes, infraestrutura e condições adequadas. A Bosch pretende treinar 20 mil colaboradores em IA até o final de 2022. 

“Nós pesquisamos e oferecemos IA que é segura, robusta e explicável”, diz Michael Bolle, executivo da Bosh. A principal preocupação da empresa é a IA industrial – em outras palavras, a conexão entre a inteligência artificial e o mundo físico. “Nossas fábricas produzem uma ampla variedade de produtos. Agora estamos adicionando algoritmos de IA a essa expertise”, conclui.

inteligencia artificial Bosch
Bosch considera a inteligência artificial uma tecnologia-chave. Imagem: Divulgação/ Bosch

O case vencedor “IoT Salvando Vidas na Operação Ferroviária”, da MPK Equipamentos Industriais, pode ser visto aqui.

Gostou? Então compartilhe: