Cogtive fecha contrato internacional de software para indústria 4.0
O software, baseado em Internet das Coisas e Inteligência Artificial, é instalado nas máquinas
04/11/2022O software, baseado em Internet das Coisas e Inteligência Artificial, é instalado nas máquinas
04/11/2022A Cogtive, empresa brasileira de software com foco na entrega e ganho de produtividade para indústrias, fechou o primeiro contrato internacional para uso do seu sistema com uma das grandes empresas especializadas em medicamentos genéricos do Oriente Médio. Para chegar até à empresa, a indústria internacional pesquisou outros empreendimentos ao redor do mundo, com foco na indústria 4.0, que pudessem entregar mais resultados, visualização digital da fábrica e que gerassem informações a partir de dados. Por fim, compararam as funcionalidades e viram na Cogtive a solução de que precisava.
A empresa foi escolhida, deixando para trás outras três companhias de software: um alemã, uma americana e outra, da República Tcheca.
Um dos diferenciais de aplicabilidade do sistema da Cogtive é a disponibilização do Flow View – uma espécie de Digital Twin, um kanban de todo o processo de manufatura. Esta ferramenta é capaz de oferecer aos gestores fácil visualização do que ocorre na fábrica e os permite tomar rápidas decisões, auxiliando-os no alcance de resultados mais rápidos e assertivos.
“Esse contato foi puramente orgânico. A marca pesquisou, no mundo, empresas que conseguiriam contribuir para a digitalização da manufatura com informações em tempo real. Para eles chegarem até nós não houve marketing e nem prospecção - nosso projeto internacional só iria começar no ano que vem. Eles chegaram até nós por meio de pesquisas”, destaca Reginaldo Ribeiro, fundador e CEO.
O software, baseado em Internet das Coisas e Inteligência Artificial, é instalado nas máquinas. A partir daí, inicia-se a coleta de dados sob diversos aspectos, como status dos equipamentos, tempo operacional perdido, mensuração de performance, precisão de entrega dos lotes de produção, acompanhamento do ritmo, tempos de setup e manutenção.
Continua depois da publicidade |
Em seguida, os dados são contextualizados e transformados em informações para que gestores, diretores e executivos possam visualizar os resultados. Após todo o levantamento, os líderes conseguem identificar o potencial de capacidade oculta nos equipamentos, tomar decisões estratégicas, identificar tendências de produtividade da fábrica, gerar insights e responder muito mais rápido às alterações no plano de vendas / produção.
“O software é pioneiro na identificação de gargalos em plantas produtivas e com grande facilidade é possível identificar oportunidades de ganhos para que os gestores possam ter aumento de performance, por meio de interfaces únicas e inteligentes”, destaca o CEO.
Fundada há mais de quatro anos, a Cogtive está sediada na cidade de São Paulo, no Cubo, maior ecossistema de startups da América Latina. Hoje, mantém contrato com indústrias de manufatura líderes do segmento químico, saúde animal, farmacêutico, de veículos e outros.
Em pouco tempo de atuação, a empresa sentiu o resultado de suas soluções no orçamento das corporaçõe. Somente nos primeiros 15 dias de uso, uma grande fábrica identificou seu gap e percebeu que ao longo de um ano, poderia economizar 300 mil dólares (cerca de R$ 1,5 milhão). Ao todo, já foram rastreados mais de 2 bilhões de produtos, o que gerou uma economia de cerca de 180 milhões de dólares para as empresas.
“Contribuímos de forma relevante na produtividade de nossos clientes. Estamos atentos ao processo de produção como um todo, permitindo gerar informações e conexões das diversas etapas da cadeia da manufatura, de forma que os nossos usuários consigam agregar valor ao negócio e não apenas incrementar produtividade de forma isolada nos recursos produtivos.”, sublinha Reginaldo.
As ambições da Cogtive são grandes e continuam ultrapassando barreiras. Entre os próximos passos está a de manter uma equipe nos Estados Unidos e estabelecer um escritório na Europa. Outros planos de expansão incluem o mercado europeu, além de países estratégicos no MENA (que compreende o Oriente Médio e o norte da África).
Gostou? Então compartilhe: