Impressora 3D horizontal imprime um foguete com 100 vezes menos peças em questão de meses

Por meio da impressão horizontal, a nova geração de impressoras 3D em metal da Relativity Space é capaz de imprimir objetos de até 120 pés de comprimento e 24 pés de largura.

 A Relativity Space, a primeira empresa a imprimir foguetes em 3D e construir as maiores impressoras 3D de metal do mundo, apresentou nesta segunda-feira (24) a mais recente iteração de sua primeira plataforma de fabricação proprietária, a impressora 3D de metais Stargate 4th Generation. Essas impressoras apoiarão o desenvolvimento e a taxa de produção do Terran R, o foguete impresso em 3D totalmente reutilizável da Relativity que será capaz de lançar 20.000 kg para a órbita terrestre baixa (LEO). 

A mais nova tecnologia de impressora Stargate desafia as restrições de impressão tradicionais movendo-se horizontalmente enquanto alimenta vários fios em um único cabeçote de impressão para imprimir foguetes orbitais. A Relativity está desenvolvendo software personalizado e técnicas de aprendizado de máquina para permitir que essas impressoras imprimam produtos de metal mais complexos e significativamente maiores, com maior velocidade e confiabilidade de impressão. As impressoras Stargate de 4ª geração também simplificam radicalmente as cadeias de suprimentos de fabricação, pois são capazes de imprimir um foguete com 100 vezes menos peças em questão de meses. 

“Produtos em grande escala projetados para voar serão inevitavelmente impressos em 3D”, disse Tim Ellis, cofundador e CEO da Relativity Space. “Quanto mais leve for um produto, melhor será seu desempenho e, ao imprimir em 3D esse produto, também será mais rápido e mais econômico produzir com cada melhoria sucessiva. A taxa composta de progresso é alta e ainda estamos nos primeiros dias do que a impressão pode alcançar. Vemos a impressão 3D como uma tecnologia de automação que tem o poder de mudar o ritmo da inovação na fabricação, e é por isso que investimos na construção de nossa própria pilha de tecnologia proprietária desde o primeiro dia. As impressoras Stargate são projetadas para liberar iteração rápida, o que abre oportunidades para inovação em produtos de fabricação em larga escala".


Continua depois da publicidade


Com ciclos de iteração mais rápidos, as impressoras Stargate são capazes de acelerar o progresso e a inovação na indústria aeroespacial. Mais imediatamente, as impressoras Stargate 4th Generation servirão como a infraestrutura de fabricação primária para a produção do Terran R. A longo prazo, as impressoras Stargate de 4ª geração oferecem um tremendo potencial de geração de valor para outros casos de uso de produtos finais nas indústrias aeroespacial, aviação, energia e defesa de $1T+ como o núcleo de uma nova pilha de tecnologia para produtos aeroespaciais. Até o momento, a Relativity garantiu cinco clientes em mais de US$ 1,2 bilhão em contratos de clientes para a Terran R, incluindo um acordo de lançamento múltiplo com a OneWeb e uma missão comercial a Marte com a Impulse Space.

Principais recursos e benefícios da tecnologia de impressora Stargate 4ª Geração:

  • Melhorias significativas na velocidade de impressão: as impressoras Stargate de 1ª, 2ª e 3ª geração já operam em velocidades de impressão muito além dos padrões da indústria. As impressoras Stargate de 4ª geração melhoram suas antecessoras e oferecem 7x mais rápidas do que as impressoras Stargate de geração anterior e até obtêm impressão até 12x mais rápida em relação ao desempenho já líder do setor da Relativity.
  • Orientação de impressão e ambiente totalmente novos:
    • Maior capacidade de tamanho de impressão através do uso de uma orientação de impressão horizontal. As impressoras Stargate de 4ª geração removem as restrições de altura do teto que afetam as impressoras 3D verticais. Por meio da impressão horizontal, essas impressoras são capazes de imprimir objetos de até 120 pés de comprimento e 24 pés de largura, resultando em uma capacidade de volume aumentada de 55x seu predecessor de 3ª geração.
    • O tempo e o custo de início de impressão reduzidos são suportados por uma abordagem integrada para a configuração da construção e a preparação da chapa de impressão.
    • A entropia reduzida, para uma fabricação mais consistente e confiável, pode ser realizada por meio de uma configuração que centraliza os centros de trabalho em torno da plataforma de automação robótica da Stargate.
  • Melhor qualidade de impressão e eficiência do centro de trabalho é alcançada por meio de uma poderosa tecnologia de percepção para monitoramento em processo, que combina visão computacional, sensores avançados e telemetria em tempo real.
  • Redução radical da contagem de peças, bem como iterações de design rápidas, uma vez que as impressoras Stargate não estão sujeitas a ferramentas fixas de longo prazo e alto gasto de capital.
  • A produção de produtos aeroespaciais mais leves e econômicos por meio de iteração rápida é gerada aproveitando as impressoras Stargate e os avanços da ciência de materiais desenvolvidos no laboratório metalúrgico interno da Relativity. A Relativity possui materiais de próxima geração proprietários e de alto desempenho que serão usados ​​para produtos impressos com impressoras Stargate 4ª Geração. Mais imediatamente, o Terran R será o primeiro produto de uma série de produtos a se beneficiar do uso de materiais mais leves e um tempo de produção mais rápido, criando reduções de custos significativas para os clientes a jusante.