Logomarca Indústria 4.0

Solução da Bosch aplica inteligência artificial na gestão ferramental

Modelo que atende demanda da indústria 4.0 aprimora no gerenciamento de ferramental no dia a dia.

Por: Imprensa Bosch      13/10/2022 

A Bosch, pioneira na Indústria 4.0 e com expertise em AIoT (união de Internet das Coisas com Inteligência Artificial), desenvolveu globalmente um amplo portfólio ao otimizar suas próprias fábricas com tecnologias baseadas em sensores, softwares e serviços. A partir disso, passou a levar o seu know-how para o mercado, a fim de apoiar na transformação digital de todos os elos da cadeia produtiva.

Uma dessas soluções é o Tooling Monitoring, que possibilita a digitalização de moldes de injeção de plásticos e estampos, favorecendo o gerenciamento de produção, manutenção e de ativos.

Graças à conectividade e à Inteligência Artificial, a gestão do ferramental ocorre por meio da coleta de dados qualitativos e quantitativos de modo contínuo e em tempo real. Como resposta, são apresentados indicadores de produtividade, qualidade, rastreabilidade, antifraude, levantamento de informações para planejamento de manutenções e demais parâmetros de análise, além de permitir integração com outros sistemas de administração da empresa. 

“O Tooling Monitoring surgiu em 2018 a partir das principais dificuldades que tínhamos no gerenciamento de ferramental no dia a dia na unidade fabril de Campinas”, explica Julio Monteiro, diretor Industrial da Bosch Brasil. Por conta dos resultados positivos obtidos internamente, em 2021 a solução passou a ser disponibilizada para o mercado externo brasileiro, sendo utilizada em vários clientes, e já está presente em outros países da Europa e Ásia.

Gestão ferramental na Indústria 4.0

A conectividade é essencial para qualquer empresa que queira permanecer competitiva, pois além de melhorar o processo de fabricação, também permite que as empresas respondam de maneira ágil e adequada às mudanças mercadológicas. Neste contexto e dentro do conceito de I4.0, a Bosch trabalha para conectar a indústria ao real potencial da fábrica inteligente. Assim, por meio da gestão do ferramental é possível obter ganhos em eficiência e qualidade.


Continua depois da publicidade


O Tooling Monitorig é uma solução robusta que promove conveniência e resultados em diversas dimensões. “Aumento de performance, maior transparência, completa digitalização dos dados de produção, gerenciamento da manutenção preventiva facilitado, aumento de vida útil e redução dos custos de manutenção são alguns dos benefícios comprovadamente obtidos tanto em nossos processos como pela experiência dos nossos clientes”, destaca Monteiro.

Para exemplificar, o Tooling Monitoring promove redução de 100% do tempo para levantamento de informações, com isso, os times técnicos podem direcionar esforços para solução de problemas e outros assuntos estratégicos. “Isso reforça o quanto as pessoas são essenciais dentro do processo de digitalização fabril”, diz o executivo.

Ainda mais resultados: a eficiência de uma ferramenta se eleva em aproximadamente 10%, se o time trabalhar conforme as indicações que o sistema mostra, como alteração tempo de ciclo, quebras e outros fatores. Um outro exemplo prático: a solução brasileira Tooling Monitoring indicou uma alteração de ciclo em máquina de uma linha de produção de ferramentas elétricas da empresa.

“Neste caso, se ninguém tivesse visto a situação, haveria uma perda de 15% de OEE (Overall Equipment Effectiveness / Eficiência Global do Equipamento)”, comentou o executivo da Bosch.  

 

Gostou? Então compartilhe: