Logomarca Indústria 4.0

Randon Ventures, ArcelorMittal e BR Angels investem em startup voltada para indústria 4.0

A startup Sirros IoT acaba de receber aporte de R$ 5,2 milhões em rodada de investimentos liderada pela Randon Ventures.

Por: Assessoria de Imprensa      25/08/2022 

A Randon Ventures, uma das Empresas Randon, lidera uma nova rodada de investimentos. Especializada em soluções IoT para a indústria 4.0, a startup Sirros IoT acaba de receber um aporte de R$ 5,2 milhões. O investimento conta ainda com a participação da ArcelorMittal, por meio do Açolab Ventures, e da associação nacional de investimento-anjo BR Angels Smart Network. Com os recursos, a startup pretende otimizar a Plataforma IoT em nuvem e escalar o atendimento às plantas industriais.

Fundada em 2016, no Rio Grande do Sul, a Sirros IoT está presente em oito estados brasileiros e atua com 25 das maiores companhias do país. Além disso, a startup voltada para o mercado B2B enterprise tem planos de expansão para Argentina e Uruguai ainda este ano.

Para o diretor de Negócios e Estratégias Digitais das Empresas Randon e diretor da Randon Ventures, Mateus de Abreu, a parceria potencializa as sinergias de atuação conjunta, e reforça a tese de investimentos em execução, sendo a primeira investida da companhia que atua na vertical de indústria 4.0.

“Para nós esse investimento tem um simbolismo especial, já que a Sirros foi uma das primeiras startups com as quais nos conectamos, desenvolvendo projetos relevantes de controle de eficiência operacional, geolocalização de equipamentos e visão computacional de inspeção de qualidade de produtos, em algumas das empresas do grupo como Fras-le, Randon Implementos e Master Sistemas Automotivos”, relembra Abreu. 

De acordo com Romulo Pehls, fundador e CEO da Sirros IoT, o aporte chega para impulsionar a aplicação das soluções tecnológicas nas indústrias, o que gera mais eficiência administrativa para os negócios e impacta diretamente nos serviços oferecidos para a população. “A sociedade pode esperar um processo de expansão agressiva da Sirros IoT no segmento industrial, com soluções consolidadas para revolucionar diversos segmentos, como metalurgia, siderurgia, mineração, metalmecânico, termoplásticos, alimentação, celulose e bebidas. Já os investidores podem contar com a manutenção de nossas margens de lucratividade, construindo um case sólido e promissor para o médio e longo prazo”, declara Pehls.

Quais são as soluções

Para possibilitar que pequenas, médias e grandes empresas se tornem fábricas inteligentes e orientadas por dados, a startup oferece dispositivos IoT com conectividade segura, baseada em nuvem e controle em tempo real para ajudar na tomada de decisões, assim como na produtividade e eficiência. Os três grandes segmentos de atuação são telemetria de equipamentos, geolocalização e visão computacional. Dessa forma, é capaz de aumentar em 20% a utilização de máquinas, além de diminuir em 10% o consumo de energia e em 5% o desperdício de material. O retorno do investimento para as empresas que implementam as soluções da Sirros IoT é de apenas três meses. 


Continua depois da publicidade


Como principais soluções, a startup disponibiliza a Plataforma IoT, nuvem que permite que os clientes e parceiros integrem seus dispositivos tecnológicos de forma fácil e segura, concentrando toda informação em um único lugar, e o Sirros S1, ferramenta capaz de coletar dados ou comandar diversos equipamentos com total segurança através da Internet.

Ainda estão disponíveis as soluções V.IoT, de geolocalização para veículos industriais, que permite, dentre outras funcionalidades, o monitoramento em tempo real da localização, velocidade, riscos de segurança e ocupação de cada ativo, e a P.IoT, solução de geolocalização de pessoas, que permite o controle de pausas térmicas, uma grande aliada das empresas da cadeia do frio, que por sua vez, têm a necessidade de controlar os intervalos de descanso térmico dos seus colaboradores.

União de anjos e indústrias

O negócio chamou a atenção dos associados do BR Angels - mais de 250 C-Levels de grandes empresas – e da ArcelorMittal, líder em aços no Brasil e no Mundo, que investiu por meio de seu corporate venture capital, o Açolab Ventures, que é gerido pela Valetec Capital. 

Para Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels, essa união de investidores-anjo e indústria comprova o potencial do ecossistema de inovação e atesta o modelo da Sirros IoT. “O ecossistema de inovação está sendo visto, cada vez mais, como um propulsor da economia do Brasil - algo que o BR Angels defende desde sua criação, em 2019. São esses novos negócios disruptivos, aliados à expertise de empresas com trajetórias consolidadas, que mudam os jeitos antigos de fazer as coisas, trazem mais tecnologia, automatização, segurança e confiabilidade. Nós enxergamos tudo isso na proposta da Sirros IoT e estamos muito empolgados em integrar esse investimento e somar para o crescimento do negócio”, diz Cintra.

Esse é o segundo investimento anunciado pelo Açolab Ventures, fundo de investimento em startups da ArcelorMittal. “Estamos sendo bastante seletivos na escolha dos parceiros. Desde agosto de 2021, quando iniciamos a operação do fundo, mais de 600 startups já foram avaliadas. Temos buscado startups que atuam em setores alinhados à nossa tese de investimento e, sobretudo, que tenham bons empreendedores e capacidade de serem alavancadas com o apoio da companhia. Esse é o caso da Sirros IoT. A solução oferecida pela startup, além de amplamente aplicável aos processos da ArcelorMittal, tem forte demanda no mercado, representando uma oportunidade para acelerar o caminho da indústria 4.0 no Brasil. Entre as vantagens da Sirros IoT estão a facilidade de adaptação aos equipamentos já existentes e os modelos de inteligência artificial utilizados, que possibilitam a rápida captura de resultados”, explica Rodrigo Carazolli, gerente geral de Inovação (H2/H3), Novos Negócios e Açolab Ventures da ArcelorMittal Longos LATAM & Mineração Brasil). 

 

Imagem de capa: Depositphotos.com

Gostou? Então compartilhe: