Parceria de USP e Ipen desafia indústria e startups para tecnologia na saúde

A USP e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) lançaram parceria para fomentar o desenvolvimento de inovações tecnológicas e radicais na área de saúde.

O diferencial do projeto, articulado pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), é a conexão entre institutos públicos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado de São Paulo, startups e indústrias com o propósito de solucionar grandes desafios da sociedade e do mercado, por meio do suporte às empresas iniciantes intensivas em tecnologias — as chamadas deeptechs. O hub deverá ocupar uma área de 20 mil metros quadrados localizada na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, onde novas tecnologias em saúde serão desenvolvidas e testadas a partir de janeiro de 2023.

O acesso a laboratórios multiusuários na USP e em diversos parceiros com diferentes tipos de infraestrutura e equipamentos é outro fator que permite o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações do início ao fim. Em outra frente de atuação, planeja-se, juntamente com entidades reguladoras, agilizar o processo para validar soluções que precisem de autorizações para produções pilotos. Hoje, 45% das startups da Incubadora USP/Ipen, gerida pelo Cietec, são das áreas de ciências da vida e saúde, o que evidencia a expertise e sinergia para desenvolver novas soluções nesta área.

Entre institutos e empresas envolvidos na criação do hub estão o Instituto Butantan, o Inova HC, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, as empresas Merck e L’Oreal, entre outros. A iniciativa também conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo.

Soluções para os problemas

“A inovação e o desenvolvimento sustentável são dois princípios basilares de nossa atuação à frente da Reitoria nos próximos quatro anos. A USP, como ambiente de ensino e pesquisa, tem como um de seus desafios apresentar soluções para os problemas sociais brasileiros e, nesse sentido, a colaboração com todos os setores da sociedade é primordial. Um exemplo disso é esta parceria que estamos estabelecendo para a criação do Hub de Ciências da Vida”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.


Continua depois da publicidade


“Grandes empresas nasceram de iniciativas de profissionais oriundos das comunidades da USP e do Ipen, entre outras renomadas, em nossa incubadora de base tecnológica. Ao longo de 25 anos, conseguimos construir um ambiente muito propício ao surgimento de soluções inovadoras. Ao criar o Hub de Ciências da Vida, pensamos em oferecer um novo espaço, onde diversos atores possam colaborar juntos para fortalecer o ecossistema de inovação”, avaliou o superintendente do Ipen, Wilson Calvo.

A diretora-presidente do Cietec, Paula Lima, ressaltou que o objetivo é entregar para a sociedade soluções inovadoras que estimulem o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. “Uma das lições que aprendemos na pandemia foi que investir em ciência salva vidas. A covid-19 evidenciou a dependência brasileira de insumos em medicamentos e equipamentos de saúde. A partir desse aprendizado, articulamos uma aliança estratégica para criação e operacionalização do Hub de Ciências da Vida”, explicou.