Nokia lidera projeto-modelo de 6G na Alemanha

6G-ANNA fornecerá tecnologias essenciais para aumentar as potencialidades humanas.

Por: Assessoria de Imprensa      25/07/2022 

A Nokia anunciou que está liderando o 6G-ANNA, um projeto-modelo de 6G, com financiamento nacional alemão. A Nokia colaborará com os 29 parceiros do 6G-ANNA para liderar e impulsionar a pesquisa e padronização do 6G.

O financiamento para o 6G-ANNA virá do Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (Bundesministerium für Bildung und Forschung, BMBF), no objetivo de fortalecer e impulsionar as agendas 6G alemãs e europeias e de impulsionar atividades globais de pré-padronização. O 6G-ANNA faz parte da iniciativa nacional “6G Platform German” e tem um volume total de € 38,4 milhões (R$ 215,5 milhões) e duração prevista de anos.

A Nokia trabalhará em estreita colaboração com o consórcio, que inclui parceiros da indústria, especialistas, startups, institutos de pesquisa e universidades de renome na Alemanha.

A Nokia desempenhará um papel fundamental tanto no 6G-ANNA quanto no ecossistema 6G mais amplo da Alemanha. Dentro do 6G-ANNA, a Nokia se concentrará no projeto de desenho de uma arquitetura 6G de ponta a ponta e trabalhará sobretudo em três áreas de tecnologia: acesso 6G, rede das redes e automação e simplificação. Temas mais específicos sub-redes, XR e geminação digital (digital twinning) em tempo real serão implementados e apresentados como testes.

Além disso, a Nokia irá interagir com o ecossistema alemão, incluindo quatro “6G Hubs” acadêmicos com mais de 60 cadeiras universitárias. Além da Alemanha, o 6G-ANNA visa interagir com outros grandes projetos emblemáticos de 6G na Europa e nos EUA para moldar os padrões globais de 6G.

“É uma honra poder liderar o 6G-ANNA, o mais importante projeto de farol 6G financiado pelo governo na Alemanha. Embora não se espere que as primeiras redes 6G estejam comercialmente disponíveis antes de 2030, já estamos estabelecendo as bases técnicas com o 5G-Advanced, bem como a inovação de longo prazo que impulsionará os desenvolvimentos 6G", disse Peter Merz, Head of Nokia Standards.

Linha do tempo das gerações das redes móveis. Infográfico: Nokia.

A Nokia acredita que o 6G expandirá e transformará tudo o que uma rede pode fazer, ao permitir a fusão dos mundos humano, físico e digital, para liberar nosso potencial humano. Além do 6G-ANNA, a Nokia colabora com os principais nomes do setor, entre clientes, universidades e instituições de pesquisa por todo o mundo, abrangendo os EUA, Europa e Ásia para estabelecer visão e direção consensuais para o 6G.


Continua depois da publicidade


Veja o vídeo (em inglês) em que Peter Vetter, presidente da Bell Labs Core Research, fala sobre a visão da Nokia para a era 6G:

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

USP, Claro e Fapesp investem em centro de pesquisa para aplicar 5G e IA generativa na Indústria 4.0

A princípio, serão mais de 40 projetos de pesquisa, que contemplam temas como redes, smart cities, indústria 4.0 e agrotech, envolvendo a participação de mais de cem pesquisadores


Líderes da indústria de telecomunicações desenvolverão redes sem fio nativas de IA para 6G

T-Mobile, MITRE, Cisco, ODC e Booz Allen Hamilton colaborarão no desenvolvimento do stack de rede na plataforma NVIDIA AI Aerial


Conexão 4.0: O papel do fomento e da colaboração para a inovação industrial

Elton Siqueira Moura, Diretor de Inovação da FAPES, explica como a cooperação entre setor privado, academia e governo impulsiona o desenvolvimento das indtechs capixabas e brasileiras


Exclusivo: Imersão na Alemanha impulsiona parceria entre ecossistemas de inovação do ES e SC

Iniciativa do programa Brazilian Indtechs in Germany (BiG), com apoio da Fapes, aproxima lideranças e abre caminho para cooperação estratégica entre os dois estados brasileiros