Logomarca Indústria 4.0

5G precisa chegar a outras cidades para garantir desenvolvimento industrial do país, diz superintendente da CNI

Renato da Fonseca falou como a tecnologia pode melhorar performance da indústria e melhorar a vida dos brasileiros.

Por: Redação CIMM      25/07/2022 

A implementação do 5G no Brasil pode gerar um aumento no PIB de R$ 80 bilhões de reais até 2030. O superintendente de desenvolvimento industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca, falou ao site da Veja sobre os benefícios e avanços que a nova tecnologia pode gerar não só para a indústria, mas para o país. 

O leilão do 5G, realizado em novembro de 2021, abriu debates e definiu algumas datas importantes para o avanço da tecnologia no Brasil. As capitais, por exemplo, devem receber o 5G até 29 de setembro, prevê a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Brasília é a única cidade que já tem a novidade. A previsão geral, entretanto, é que todas as capitais só terão a tecnologia em 2030. 

A tecnologia 5G trará uma conexão dez vezes mais rápida, com comunicações cada vez melhores com smartphones, aparelhos inteligentes e também na indústria. Falando do setor industrial, o 5G vai melhorar o tempo de resposta, perda mínima de dados e máquinas conversarão com máquinas, antevê Fonseca.

Na prática será possível ver caminhão autônomo na mineração, sensor que avisa superaquecimento, melhorias em videogames e também na saúde à distância, ou seja, melhorias para diversas áreas. 

O superintendente faz um alerta, entretanto. É necessário que a tecnologia chegue a outras cidades que não Brasília e São Paulo. Para que isso seja possível, as legislações municipais precisam mudar, uma vez que o 5G precisa de cinco vezes mais do que o 4G, e que cada cidade tem lei própria. 

Falando sobre a Internet das Coisas (IoT), o 5G será um grande aliado, na avaliação de Fonseca. Se hoje a velocidade cai quando muitos eletrônicos estão conectados ao mesmo tempo, com a nova tecnologia isso não seria um problema e a experiência seria muito mais rápida. 


Continua depois da publicidade


Já sobre a Indústria, o superintendente avalia que existe medo sobre o alto investimento do setor para a adaptação ao 5G, porém, o superintendente aponta que são mudanças graduais, com alto investimento do setor e que essas melhorias aumentarão produtividade e padrão de vida das pessoas, por exemplo. “É um investimento que vai gerar ganhos significativos para o país”.

 

Imagem de capa: DepositPhotos.com

Gostou? Então compartilhe: