Logomarca Indústria 4.0

Siemens cria sistema para automação de compressores de amônia

Projeto foi pensando para uma solução da RMA Automação.

Por: Imprensa Siemens      18/07/2022 

Empresa líder em automação industrial e software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte, a Siemens desenvolveu um sistema para automação de compressores de amônia para uma solução da RMA Automação, colaborando para diminuir a manutenção e inatividade dos produtos.

A RMA Automação, empresa especialista em automação industrial, buscava um sistema de extrema confiabilidade, conectividade e velocidade no comissionamento, com transparência operacional. Daniel Guimarães, Gerente de Produtos, Lauri Miguel, Consultor Técnico, e Daniel Wilson, estagiário, criaram um sistema com viabilidade técnica e financeira para as necessidades específicas do cliente.

A padronização do hardware utilizando os componentes da Siemens foi um ponto fundamental para o projeto: o controlador SIMATIC S7-1200 com cartões de entrada analógica, IHM, fonte de alimentação SITOP e a implantação de CMS para manutenção preditiva. Além disso, foi utilizado o TIA Portal, plataforma de engenharia da Siemens, para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema através de uma padronização de software. Tornou-se possível, ainda, diluir os custos de engenharia a cada nova oportunidade. Estes benefícios constituíram uma solução completa, preparada para o acesso remoto e conectividade em tempo real - fatores indispensáveis para a Indústria 4.0.

A RMA Automação escolheu a Siemens por representar autonomia para a manutenção devido à disponibilidade de peças no mercado para reposição. Compressores são equipamentos muito duráveis se devidamente cuidados, podendo funcionar de 20 a 30 anos.

“Devido à alta durabilidade de suas partes mecânicas, os compressores se mantêm funcionais por muito tempo, se aliados com a automação. Com os componentes IoT-Ready da Siemens, o cliente final tem disponibilidade de itens de reposição em sua proximidade e obtém acesso a informações de diagnóstico em tempo real. Somados a esta conveniência e disponibilidade, a RMA Automação pode atuar de forma rápida e intuitiva reduzindo possíveis paradas de máquina e pode realizar atendimento remoto”, diz Daniel Guimarães, gerente de produtos da Siemens.


Continua depois da publicidade


 

Gostou? Então compartilhe: