Logomarca Indústria 4.0

Fronius amplia área de automação de soldagem no Brasil

A unidade Perfect Welding, especializada em soluções de soldagem, passa a desenvolver projetos customizados para a indústria de petróleo, náutica, aeroespacial e de transporte.

Por: Assessoria de Imprensa      07/07/2022 

A automação se tornou a grande aliada de indústrias que precisam de ferramentas de soldagem mais robustas e sofisticadas, capazes de garantir maior agilidade no processo e solidez aos maquinários e às estruturas pesadas, além da segurança dos operadores. Para atender as necessidades do mercado com o que há de vanguarda em termos de soldagem, a Fronius do Brasil acaba de ampliar e reestruturar o departamento de automação da unidade de negócios Perfect Welding.

Agora, a área de automação da Fronius passa a contar com uma estrutura maior e equipe de especialistas para desenvolver soluções mais completas e personalizadas para cada empresa e setor do mercado. “Com a mudança passamos a oferecer, além de equipamentos e tecnologia que não são encontrados nos demais fornecedores, projetos desenvolvidos de acordo com a demanda do cliente, com implementação do sistema e treinamento de pessoal, para que possam operar e controlar o sistema de maneira correta e otimizada”, afirma Rafael Flores, responsável comercial do departamento.

O objetivo da Fronius é atender as empresas de médio e grande portes que atingiram limite da capacidade e precisam de otimização da mão de obra e da planta fabril, e também aquelas que estão modernizando a sua linha de produção para se tornar uma Indústria 4.0 e as que estão investindo na tecnologia para ganhar mais competitividade. “Com a automatização dos sistemas, além da ampliação na qualidade da soldagem, é possível aumentar a produtividade de maneira significativa, que, em casos conhecidos, chega a 300%”, ressalta Flores.

O principal diferencial do portfólio da divisão da Perfect Welding da Fronius são as soluções já customizadas para indústrias de diferentes segmentos e baseadas em pesquisa de campo, cumprindo as necessidades de cada uma. “Isso agiliza muito a implementação do projeto”, explica.


Continua depois da publicidade


De acordo com executivo, ter um departamento mais focado em soldagem automatizada permite à Fronius do Brasil oferecer mais competitividade e tecnologia para a indústria e coloca a filial brasileira nos padrões similares do que existe em termos de automação nas subsidiárias dos Estados Unidos, França e até da matriz na Áustria.

A divisão disponibilizará no mercado nacional projetos utilizando cinco dos sete equipamentos do portfólio Fronius, que até então eram comercializados apenas no exterior, entre elas o sistema de soldagem longitudinal com os produtos ArcRover 22 e Flextrack 45 PRO, que podem ser utilizados em uma gama muito grande de aplicações e de diversas geometrias, os equipamentos de Cladding, utilizado no processo de revestimento de válvulas com os novos sistemas de automação HMI-T21, e por último são os sistemas orbitais, como o equipamento FTW 24-120 para tubos espelho e os atuadores FCH/FOH disponíveis para diversos diâmetros de tubos.

Entre os exemplos de aplicação estão a soldagem de turbinas aeroespaciais, transporte ferroviários, de equipamentos para extração de óleo e gás, equipamentos submarinos, instrumentação de plataformas de petróleo, tanques e tubulações inox duplex para indústria de bebidas e alimentícias.

Gostou? Então compartilhe: