Sensor de vida útil a partir de 248 euros promete cortar custos de manutenção em até 80%

Novidade da igus permite detecção de desgaste econômico em tempo real.

As falhas de máquinas e os tempos de parada estão entre os maiores fatores de custo na indústria. Portanto, é importante para o pessoal de manutenção evitar paradas não programadas. Com o novo sensor de vida útil de baixo custo do igus, os usuários podem agora tornar sua esteira porta cabos inteligente a partir de pouco. Graças ao monitoramento das condições em tempo real, a manutenção durante toda a vida útil é mais previsível, mais fácil e mais barata. Isto não só traz vantagens decisivas na área de esteiras porta cabos, mas também oferece novas possibilidades de monitoramento de condições em muitas outras aplicações de desgaste.

A novidade vai ao encontro da transição para a Indústria 4.0, aplicável aos componentes que trabalham em máquinas e que há muito tempo se tornaram inteligentes, por exemplo, fornecendo dados sobre suas condições.

Entretanto, a integração de tecnologias inteligentes é frequentemente complexa para as empresas e envolve trabalho de instalação externa. "Também descobrimos que, embora os serviços on-line sejam muito populares na vida privada diária, a sensibilidade às conexões de dados externos é muito alta no ambiente empresarial. A conexão IoT de uma máquina muitas vezes não é desejada. Entretanto, o cliente não quer prescindir de funcionalidades inteligentes e da integração em sistemas de controle existentes", explica Richard Habering, Chefe da Unidade de Negócios de plásticos inteligentes da igus.

É exatamente aqui que a igus entra com o novo sensor de vida útil i.Sense EC.W para sistemas de correntes eletrônicas de deslizamento. O produto sensor de baixo custo permite detecção de desgaste econômico em tempo real e, graças aos contatos integrados sem potencial, pode ser conectado diretamente ao PLC sistema de controle de máquina sem conexão à internet. O sensor, o cabo e a eletrônica de avaliação estão incluídos. Os usuários também têm a opção de conectar o sensor a uma variedade de redes e sistemas IoT através do módulo i.Cee e assim integrá-lo a um conceito de manutenção preditiva. O sensor de vida útil está disponível para as séries E4.32, E4.42, E4.56 e E4.80 - mais tamanhos para as séries E4Q, E2.1, e E2/000 já estão sendo planejados.

Determinar a vida útil de forma rápida e fácil - e até remotamente

O princípio básico do novo sistema de sensor de baixo custo é simples: os elementos condutores são incorporados aos polímeros de alto desempenho de quase todos os produtos igus nas áreas de estresse tribológico. O posicionamento geométrico inteligente destes elementos permite que sejam feitas declarações claras sobre a vida útil do produto em caso de uma interrupção elétrica ou uma mudança na resistência. Estas informações podem ser simplesmente enviadas ao operador através do monitor do sistema e, por exemplo, quando o nível de 25% é atingido, ligadas às informações sobre a substituição pendente da esteira.


Continua depois da publicidade


O sensor i.Sense EC.W oferece um valor agregado considerável, especialmente para ambientes severos, escuros e sujos e aplicações altamente frequentes ou de difícil acesso. Ela é montada na última travessa ao lado da extremidade fixa e registra o estado atual das seções laterais da esteira. O sensor mede a distância entre as travessas, que se estreita em proporção à abrasão da seção lateral da esteira. O sensor pode, portanto, ser usado para monitorar remotamente cada peça de desgaste da máquina - o que poderia beneficiar muitos outros plásticos de movimento no futuro.

Reduzir os custos em 80% com manutenção planejável

As mensagens de alarme baseadas em condições podem evitar paradas não planejadas ou substituição desnecessária ou prematura da esteira - o que também oferece uma vantagem em termos de sustentabilidade.

Isto significa que as esteiras porta cabos não são mais substituídas de acordo com os intervalos de manutenção, mas somente quando necessário - em última análise, reduzindo também os custos de manutenção. A conexão do sensor de vida útil diretamente ao sistema de controle da planta pode reduzir os custos em até 80%.

Para garantir a melhor qualidade possível do produto, a igus realiza inúmeros testes no laboratório de testes. Mais de três bilhões de ciclos de teste são registrados e analisados a cada ano somente para as esteiras porta cabos. Estes testes são usados para otimizar e refinar continuamente os produtos igus. Por exemplo, os engenheiros de desenvolvimento reduziram significativamente o tamanho do sensor de vida útil do serviço para 2,5 mm x 4mm para que as medições possam ser realizadas em outros pontos e também as informações claras de status geradas para quase todos os aplicativos de visualização. Em conjunto com as calculadoras de vida útil do igus, o potencial é portanto ilimitado.