Software République revela seus primeiros marcos para a mobilidade inteligente

Projeto de ecossistema de inovação foi criado em parceria entre a Atos, Dassault Systèmes, Orange, Renault Group, STMicroelectronics e Thales.

Por: Assessoria de Imprensa/ Dassault Systèmes      27/06/2022 

A Software République, um ecossistema de inovação aberto para mobilidade inteligente, segura e sustentável, apresenta seus primeiros marcos – um ano após seu lançamento pela Atos, Dassault Systèmes, Orange, Renault Group, STMicroelectronics e Thales. 

Em apenas alguns meses, a Software République deu passos importantes para promover inovações dedicadas a enfrentar os desafios da mobilidade. O ecossistema permitiu a criação e reforço de projetos colaborativos entre diferentes stakeholders do setor privado (startups, pequenas e médias empresas, grandes grupos), setor público (autoridades locais) e acadêmico (escolas, universidades). 

Os marcos incluem a criação de um “GIE” (Grupo de Interesse Econômico – ou Groupement d’Intérêt Economique, em francês) para desenvolver a Software République e supervisionar a incubação de projetos no ecossistema colaborativo; o lançamento da incubadora Software République em março de 2022, com um programa de suporte customizado para acelerar projetos conjuntos e apoiar startups - cinco startups estão atualmente em incubação: Angoka, Geoflex, Parcoor, Vianova e Wattpark; além de quatro projetos finalizados, além dos mais de 30 atualmente em andamento, incluindo: 

  • Uma solução de cibersegurança para “detectar e responder”: A cibersegurança é um dos maiores desafios da mobilidade. A Orange – por meio de sua subsidiária Orange Cyberdefense -, o Grupo Renault e a Thales, em conjunto com a startup Parcoor, anunciam a elaboração conjunta de uma solução para detectar tentativas de ciberataques, analisá-las e fornecer uma resposta rápida, com medidas que protejam o veículo. Esta solução, baseada em inteligência artificial e machine learning, será implementada em veículos Renault a partir de 2025. O projeto é apoiado pelo BPIfrance. 
  • Uma ferramenta para os territórios modelarem o fluxo de veículos: A segurança e o fluxo de trânsito são grandes desafios para as cidades. A Dassault Systèmes, a Orange e o Grupo Renault estão desenvolvendo uma ferramenta para modelar o fluxo de veículos. Um projeto piloto foi lançado na região de Corrèze, na França. Esta ferramenta fornece aos territórios dados importantes sobre trânsito, condições de infraestrutura e segurança para que possam otimizar as despesas de manutenção e construção. 
  • Um projeto para uma estação de carregamento bidirecional inteligente e segura: Em resposta aos desafios de segurança, soberania e integração da rede de carregamento de carros elétricos, a Orange, Grupo Renault, STMicroelectronics e Thales estão lançando um projeto de desenvolvimento conjunto focado na inteligência das estações de carregamento em colaboração com a Mobilize, uma marca do Grupo Renault. O projeto será apresentado até o final de 2022. 
  • Criação da Software République Academy para atender às necessidades em habilidades de segurança cibernética: Para atender às crescentes necessidades relacionadas a habilidades de recrutamento e segurança cibernética, os seis parceiros anunciaram dois programas de treinamento com início em setembro de 2022. O primeiro combinará uma seleção de módulos de treinamento de segurança cibernética de parceiros para o ecossistema da Software République. O segundo, em parceria com a escola francesa de cibersegurança Ecole 2600 e a escola francesa de engenharia de tecnologias digitais EFREI, criará dois programas de aprendizagem para níveis de ensino superior de três a cinco anos. 

Até 2025, a Software République pretende lançar 10 novas ofertas de produtos e serviços, incubar mais de 50 startups e propor serviços para pelo menos 50 territórios. 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: