Sul-coreana será a primeira empresa privada a lançar um foguete de Alcântara (MA)

Foguete, ainda em desenvolvimento, será testado em dezembro.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, disse na última sexta-feira (17) que a sul-coreana Innospace será a primeira empresa aeroespacial privada a lançar um foguete do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão.

De acordo com publicação da CNN, a empresa ainda está desenvolvendo o foguete e o testará no Brasil em dezembro, disse Moura em um entrevista. A empresa coreana tem planos de tornar lançamentos de pequenos satélites mais baratos e acessíveis.

O Brasil espera conseguir uma fatia do mercado de lançamento de pequenos satélites, oferecendo sua base em Alcântara, cuja localização na costa do Atlântico, perto da Linha do Equador, reduz os custos de combustível, porque os satélites não precisam viajar tanto para chegar à órbita, diz a publicação.

Outras empresas privadas pretendem fazer lançamentos a partir de Alcântara. Em 2023, a empresa aeroespacial canadense C6 Launch Systems, planeja fazer seu lançamento de Alcântara, depois de conseguir uma licença em 2021. A Orion AST, sediada na Virginia, que planeja voos com o objetivo inicial de coletar lixo espacial, não obteve progresso, disse Moura.

A Virgin Orbit, do empresário Richard Branson, também recebeu aval para atuar no país e usará a pista de 2,6 quilômetros de Alcântara para seu Boeing 747 decolar e lançar foguetes que põem pequenos satélites na órbita baixa da Terra, conta a CNN.


Tópicos: