igus desenvolve primeiro sistema de esteira porta cabos acionada do mundo para cursos longos

A esteira porta cabos acionada impressiona pela máxima dinâmica e longa vida útil, ao mesmo tempo em que economiza até seis toneladas de peso.

Quase nenhum limite para cursos longos, alta dinâmica, longos tempos de funcionamento - estas são as características que distinguem a inovadora esteira porta cabos de acionamento do igus. A primeira esteira porta cabos do mundo com seu próprio acionamento garante tempos de funcionamento significativamente mais longos em cursos extremamente longos, porque quase nenhuma força de push/pull atua sobre ela. Em todo o mundo, os guindastes de empilhamento automático (ASC) montados sobre trilhos nos portos são apenas uma das aplicações que se beneficiam.

Há 40 anos, os navios porta-contêineres eram minúsculos em comparação com os navios de hoje. Eles tinham uma média de 1.000 contêineres. Hoje, os gigantes da classe Triple-E transportam quase 24.000 contêineres - e esse número está aumentando. Estes tamanhos representam desafios para os portos, que devem expandir continuamente sua infra-estrutura, incluindo as ASC que carregam os contêineres em caminhões e trens. Os enormes guindastes aéreos agora percursam sobre trilhos por distâncias de várias centenas de metros e mais. Em muitos casos, os cabos do motor seguem o movimento dos guindastes ASC.

"Com mais de 1.000 metros de comprimento, enormes forças de push/pull atuam sobre as esteiras porta cabos", diz Jörg Ottersbach, Chefe da Unidade de Negócios de Esteiras porta cabos da igus. "Para evitar esta carga e otimizar ainda mais a vida útil do sistema de fornecimento de energia em aplicações extremas, somos o primeiro desenvolvedor no mundo a desenvolver uma cadeia de energia com seu próprio acionamento".

Esteiras porta cabos usam seu próprio acionamento para seguir o movimento ASC

O conceito de projeto da esteira de acionamento funciona da seguinte forma: as placas de acionamento são montadas no raio externo e acionam a esteira porta cabos na corrida inferior. O trilho inferior tem rodas de atrito motorizadas nas laterais e roletes na parte superior. Quando o guindaste arranca, as rodas de atrito também ligam seus motores. O percurso inferior percorre o trilho em um movimento sincronizado, durante o qual quase nenhuma força de push/pull da extremidade em movimento atua sobre os elos da esteira.


Continua depois da publicidade


"Isto nos dá uma carga mínima, baixo desgaste e longa vida útil em cursos de 1.000 metros e mais", diz Ottersbach. A igus também já está trabalhando em um conceito de acionamento alternativo que substitui rodas de atrito por acionamentos lineares.

Esteiras de acionamento são uma alternativa à bobina de cabos de aço

Os sistemas de fornecimento de energia autoalimentado são uma alternativa econômica aos sistemas tradicionais que têm sido usados em ASC há décadas: bobinas de cabos de aço que enrolam e desenrolam cabos de motor - muitas vezes em duas direções quando o ponto fixo do cabo está no meio do percurso. O problema é que quando o guindaste se aproxima deste ponto fixo, ele tem que frear para permitir que o sistema de guia de cabo gire. Isto leva tempo, o que é crítico em um período em que os portos devem aumentar continuamente a produtividade. Os enroladores motorizados também pesam de quatro a seis toneladas, o que aumenta consideravelmente o consumo de energia do guindaste.

"Como a esteira de acionamento cursa sobre o trilho sem interrupção, as ASCs não precisam mais frear perto do ponto fixo no meio. Eles podem assim trabalhar mais produtivamente", diz Ottersbach. "Ao mesmo tempo, o sistema não aumenta nem o peso total nem a potência de acionamento do sistema necessária para movê-lo. O peso mais baixo permite velocidades de 6m/s mesmo em viagens longas. Estas são vantagens significativas, beneficiando cada vez mais os operadores portuários em todo o mundo".

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM