Produtividade da Lührs aumenta com automação dos processos

Automação dos processos ajudou Lührs a crescer três vezes mais do que o ano passado.

A maioria das empresas que alcançam o sucesso têm algo em comum: a boa gestão dos processos empresariais. A boa notícia é que hoje, devido às inovações tecnológicas, fazer o controle de diversas áreas do negócio está cada vez mais fácil. Sistemas integrados de gestão empresarial, também conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), facilitam a vida dos empresários e gestores ao fornecer uma visão completa de diversas frentes da empresa. 

O ERP tem o objetivo de permitir uma visualização em 360 graus de toda a operação, desde a parte de suprimentos e estoque até a gestão financeira e de pessoas. Foi com esse objetivo que a Lührs, empresa voltada ao setor de metalurgia com sede em Caçador (Santa Catarina), começou a estruturar o negócio com a utilização do ERP da Senior, há 12 anos, por meio do Canal Sancon. 

“Nós precisávamos estruturar produtos, pedidos e uma série de coisas necessárias para o melhor funcionamento da operação e o ERP da Senior nos mostrou o caminho de como fazer isso de maneira efetiva”, explica o Diretor da empresa, Marcos André Lührs. 

Para a Diretora da Sancon, Cristiane Tonet, entender o que o cliente precisava quando contratou nossos sistemas e conseguir atender essas expectativas foi o caminho para essa parceria duradoura. 

“Nossa missão é colaborar com o negócio dos nossos clientes. Somos parceiros da Lührs há mais de 12 anos e esse longo relacionamento nos permitiu conhecer a fundo a operação. Juntos, estamos preparando a empresa para o futuro, trabalhando no desenvolvimento de projetos de logística, força de vendas e nas inovações necessárias para tornar a operação cada vez mais ágil e produtiva”, destaca a executiva. 

Sistema de gestão garante visualização completa da operação 

O ERP da Senior Sistemas funciona com a premissa de cobrir toda a operação da empresa, mas também de integrar os colaboradores, já que o acesso a ele pode ser cedido a todos que trabalham na organização. 


Continua depois da publicidade


“O ERP possibilita uma visão macro de todo o processo da organização, permitindo que o sistema de gestão empresarial automatize processos manuais, que até então tomavam tempo da equipe e que demandavam um número maior de pessoas para realização de ações rotineiras”, explica do Head de ERP da Senior, Pedro Oliveira. 

Então, desde o início do uso pela Lührs, eles já conseguiram enxergar o valor que a solução trazia para a companhia. Contudo, foi com o início da pandemia que a empresa focou ainda mais no processo de transformação digital que já vinha acontecendo na organização. 

Marcos diz que a empresa deu um salto e cresceu nos 2 primeiros meses da pandemia o que não tinha crescido nos últimos 2 anos. Com isso, os processos precisaram ser revistos e o uso da tecnologia ganhou ainda mais força. 

“A pandemia nos levou a começar a realizar a implantação do que já vínhamos desenvolvendo há algum tempo. Já havíamos feito um apontamento de todas as fases, desde o pedido, orçamento, até a expedição do produto. Como já tínhamos isso mapeado, conseguimos começar a inserir na rotina as melhorias que eram necessárias para que a nossa operação evoluísse ainda mais”, ressalta Marcos. 

Ele destaca que o produto que comercializam precisa de orçamentos específicos, porque todos os itens são inéditos e necessitam de personalizações específicas. Antes, levavam de 2 a 7 dias para realizar um orçamento para o cliente, hoje conseguem entregar o orçamento no máximo em 1 dia e meio. Tudo isso, graças às automatizações

Com a mesma quantidade de colaboradores, aumentaram a quantidade de orçamentos executados e, em consequência, a quantidade de itens produzidos também cresceu. Com todos esses ajustes, o faturamento vem crescendo significativamente. No acumulado desse ano, por exemplo, a Lührs já cresceu 3 vezes mais do que o ano passado

“Quando chega um pedido de orçamento, o vendedor cadastra no ERP e automaticamente a área de desenho já recebe essa demanda e consegue tratar com rapidez. Não há mais ruídos e nem a necessidade de interação humana nesse processo. Nossos projetistas recebem o pedido de orçamento via sistema e devolvem para o vendedor também através do sistema. Ganhamos muita produtividade com a automação”, enfatiza o executivo da Lührs. 

A partir do momento que o pedido é confirmado, através de códigos inteligentes cadastrados no software, já é possível saber exatamente quais máquinas serão necessárias para realizar a produção. 

“Antes, isso tudo era feito à base de papel. Com a digitalização do fluxo, reduzimos o gasto de impressões em mais de 90%. Claro que em termos de custo isso não impacta tanto, mas quando olhamos para o dinamismo que ganhamos, fica incalculável mensurar. Saímos de um processo arcaico, para um fluxo digital, ágil e dinâmico graças à tecnologia da Senior”, finaliza Marcos.