Feimec 2022 começa nesta terça-feira (3) com uma série de atrações e conteúdos exclusivos para o setor industrial

Inovações e novas tecnologias para a Indústria 4.0, economia, sustentabilidade e um espaço inédito para novos talentos do setor serão alguns dos destaques desta edição.

A Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos 2022 - FEIMEC 2022 começa nesta terça-feira (3) com uma série de atrações e conteúdos exclusivos para o setor industrial ao longo da semana. O São Paulo Expo, em São Paulo (SP), abrirá às portas para os visitantes às 10 horas, e o evento seguirá até o próximo sábado (7).

Em sua terceira edição, a feira - uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), com promoção e organização da Informa Markets Brasil - celebra o grande encontro da indústria focado em tecnologia, negócios e conteúdos exclusivos para a atualização profissional das pequenas, médias e grandes indústrias do país.

“Além da exposição, que este ano reúne mais de 900 marcas nacionais e internacionais, proporcionaremos uma programação completa e enriquecedora, com uma grade de atrações, palestras e espaços exclusivos para o setor industrial, com a participação de renomados profissionais do mercado e de grandes companhias e especialistas do segmento. O evento começa com a cerimônia oficial de abertura, às 10 horas do dia 3 de maio. Logo após, às 11h30, um levantamento inédito feito pela ABIMAQ, com sugestões concretas aos presidenciáveis sobre a indústria brasileira, será apresentado em uma coletiva de imprensa”, afirma a Show Director da feira, Liliane Bortoluci.

Outro destaque do evento será o Parque de Ideias, um espaço onde todos os visitantes poderão conhecer de perto conceitos técnicos e práticos da indústria, envolvendo novas tecnologias e diversas soluções industriais. A programação do ambiente também se inicia no dia 3 e segue no decorrer de toda a realização da feira, com o apoio da própria Abimaq, do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), do INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) e do VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha).


Continua depois da publicidade


No primeiro dia, por exemplo, às 14 horas, ocorrerá a palestra “A inovação aberta na indústria e máquinas inteligentes”, com o sócio e COO da HarboR Informática Industrial, Túlio Duarte. Na sequência, às 15h15, será a vez do tema “Logística: Tecnologia na Cadeia de Suprimentos”, com o fundador e diretor de negócios da Loggikka Consultoria de Inovação, Emerson Miguel, e o cofundador e diretor de inovação da empresa, Pedro Iak.

No segundo dia (4), haverá, entre outros conteúdos, o painel “Indústria 4.0 sob o ponto de vista de negócio e da estratégia”, às 14 horas, com a participação do gerente de produto da Phoenix Contact, Eduardo Arruda; da senior manufacturing manager da BASF, Daiane Nogueira, e da CEO da Balluff Controles Elétricos e vice-presidente da VDI Brasil, Adriana Silva. A mediação do debate ficará a cargo do diretor executivo da VDI, João Stedile; do diretor de inovação da associação, José Borges; e da gerente de projetos da entidade, Julia Bertazzi.

Já no terceiro dia de evento (5), o destaque principal será a primeira edição do Talentos da Inovação, uma programação exclusiva para novos talentos do setor, que estão se lançando ao mercado de trabalho. O conteúdo terá início às 16h15 e contará com a apresentação de TCC’s de quatro universitários: Leonardo Amaral de Vasconcellos e Sebastião Pereira da Silva (da Universidade São Judas Tadeus), e Izabel Lima Criscuolo e Manoel José da Silva Neto (do Instituto Tecnológico de Aeronáutica). A banca examinadora será formada pelo co-fundador e head de conexões do Alto Tietê Valley, Rodrigo Garzi; pelo sócio e COO da HarboR Informática Industrial, Túlio Duarte; e pelo consultor em fomento do Cietec, Isac Wajc.

No quarto dia (6), palestras como “Economia em tempos de revolução digital na indústria”, com o CEO da Vallus Capital S/A, Caio Mastrodomenico, às 14 horas; “Manufatura: Como treinar e reter talentos para a sua indústria”, com a CEO da Outliers Careers, Madalena Feliciano, às 16h15; e “Sustentabilidade - Criação Contínua de Valor”, com o gerente corporativo de sustentabilidade e meio ambiente da Klabin, Julio Nogueira, às 17h15, também se sobressaem. No quinto e último dia de feira (7), será a vez do professor, pesquisador e gerente de projetos da Marinha do Brasil, Dr. Marcos Santos, abordar o tema “A importância do apoio multicritério à decisão na indústria”.

Rodadas Tecnológicas

Destaques também serão as Rodadas Tecnológicas, em que a Abimaq traz como novidades diversas soluções em tecnologias para empresas interessadas em conhecerem resultados de investimentos em inovação, com potencial impacto no mercado e na criação de novos negócios. O ambiente, que também ocorrerá ao longo de todo o evento, promoverá ainda oportunidades e tendências do setor, que poderão ser aplicadas em diferentes áreas, segmentos e usos da indústria.

No primeiro dia de feira (3), o tema abordado no espaço será a “Engenharia na Indústria 4.0”. No segundo dia (4), será a vez da pauta “Conectividade e os desafios da infraestrutura digital no chão de fábrica”. No terceiro (5), o assunto será a “Modernização de Máquinas - Inteligência às Máquinas e Processos”. E no quarto (6), entra em questão a “Maturidade 4.0: Como identificar os gaps tecnológicos de máquinas ou fábricas”.

Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0

Haverá ainda o Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, desenvolvido pela Abimaq e por diversas empresas parceiras da associação, que tem como objetivo apresentar, na prática e em tempo real, os principais conceitos e tecnologias aplicadas à Indústria 4.0, promovendo o avanço tecnológico e a geração de negócios no setor.

Neste ano, o espaço, que ocupará uma área total de 280m² e servirá como vitrine para que empresas do setor possam apresentar suas inovações em conectividade na indústria, traz uma proposta ainda mais inovadora: soluções serão apresentadas por meio de nove clusters, que agregam os patrocinadores do projeto, integrando em um só lugar aplicações e tecnologias que resolvem problemas do dia a dia do setor de máquinas e equipamentos e se adequam às reais necessidades do mercado.

Neste sentido, serão exibidas inovações em digitalização de máquinas, estoque digital, expresso tecnológico, gestão digital, infraestrutura digital, manutenção inteligente, modernização de processos, rastreabilidade e soluções digitais. O ambiente conta com a participação e o patrocínio da Rede EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), e das empresas Autoform, Beckhoff, Emerson, Furukawa, GRV, Metal Work, Mitsubishi, Romi, Siemens, SKA, Sysmaq, TOTVS e Weg. Há ainda o apoio de outras instituições, como centros de pesquisa, startups e universidades.

Jornada Digital Indústria Xperience

Falando em digital, a FEIMEC 2022 fortalecerá ainda mais a Jornada Digital Indústria Xperience deste ano, que contará com conteúdos e experiências exclusivas, tanto no ambiente presencial quanto no digital. Na semana seguinte à feira física, por exemplo, de 9 a 13 de maio, será compartilhada a cobertura das principais atrações da FEIMEC presencial para a audiência digital, por meio da plataforma online Indústria Xperience.

E não para por aí. A comunidade Indústria Xperience permanecerá ativa em ações digitais programadas para o ano todo, de maneira que o setor industrial se mantenha conectado os 365 dias do ano. A programação completa pode ser conferida neste link.

Serviço:

3ª FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: De 3 a 7 de Maio de 2022.
Horários: De 3ª e 6ª (das 10 às 19h) e de Sábado (das 9h às 17h).
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos.
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil.