Logomarca Indústria 4.0

Siemens e Embeddo unem IoT e IA para aumentar segurança em ferrovias

Por: Assessoria de Imprensa      26/04/2022 

Empresa focada em inovação e digitalização, a Siemens uniu-se à Embeddo, startup de soluções baseadas em Internet das Coisas Industrial (IIoT) para a criação de uma solução de inteligência artificial para uma operadora logística que administra malhas ferroviárias em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Dentro dos processos do cliente, havia uma necessidade urgente para modernizar o monitoramento de passagens de nível, ou seja, um cruzamento entre uma ferrovia e uma estrada ou até mesmo um caminho mais simples. 

Em inúmeras localidades do país, as passagens de níveis têm décadas de existência e utilizam de mecanismos defasados como avisos sonoros, luminosos e barreiras físicas para o controle da passagem de veículos e transeuntes. Na maioria dos casos, a automação se fazia necessária para uma operação mais segura e controlada e interligada a outros sistemas, como o de tráfego e o de segurança da cidade.

Seguindo seu propósito de impulsionar a próxima geração da transformação digital e da manufatura avançada na indústria, a Embeddo oferece tecnologias e soluções avançadas de IIoT que auxiliam a indústria na redução de custos, ganho de eficiência e melhoria de qualidade de processos e produtos. Trabalhando com a equipe da Siemens, foi possível oferecer uma solução completa de mobilidade para a concessionária.

Combinando o poder da Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, a Embeddo concebeu uma solução completa para o monitoramento de passagens de nível e prevenção de acidentes, integrando em sua arquitetura o gateway SIMATIC IOT2050 da Siemens. Esta combinação de hardware e software traz o caminho para o mundo digital de uma maneira fácil e de baixo custo. “Precisávamos de tecnologia de automação (TA) e tecnologia da informação (TI) e o SIMATIC IOT2050 tem os dois, o controle e o processamento em apenas um único equipamento. O mercado não tem isso, apenas a Siemens”, diz Maria Beatriz Ramos, Tech Lead da Embeddo.


Continua depois da publicidade


O gateway inteligente IoT torna fácil o retrofit, aquisição, processamento, armazenamento de dados ou processo de múltiplas máquinas diferentes, assim como o envio desses dados para um sistema de TI ou baseado em nuvem. É extremamente simples de conectá-lo ao MindSphere ou qualquer outra nuvem. A solução de IoT da Siemens é ainda aberta e extremamente flexível para as mais diversas soluções. Dessa forma, foi possível a Embeddo desenvolver as mais diversas aplicações como, por exemplo, o uso de Inteligência Artificial para análise e classificação de imagens a fim de prevenir acidentes nas passagens de níveis junto ao controle inteligente do tráfego.

O hardware do novo gateway SIMATIC IOT2050 tem um design compacto e é baseado em tecnologia industrial robusta, confiável e de longa duração. O dispositivo é adequado tanto para a montagem da parede quanto da grade padrão, é equipado com um ARM 6548 (+Secure Boot), 2 GB de RAM DDR4 e várias interfaces, incluindo duas LAN Gbit, duas USB e uma interface serial e Arduino. Ele vem com o SIMATIC Industrial OS já instalado. O SIMATIC IOT2050 pode ser facilmente expandido para soluções sob medida com Shield Arduino e mini cartões PCIe, podendo ser usado expansores de comunicação 4G, CAT-M, NB-IoT, LoRaWAN, entre outras Ele também suporta Linux baseado no Debian. Há também muitas outras opções para programação em idiomas de alto nível.

“O SIMATIC IOT2050 abre o caminho para a digitalização das indústrias e das cidades inteligentes. E a partir do trabalho em conjunto com empresas de inovação, como a Embeddo, soluções disruptivas e de alto impacto podem ser desenvolvidas”, diz Bruno Moitrel, engenheiro de desenvolvimento de negócios da Siemens.

Gostou? Então compartilhe: