Logomarca Indústria 4.0

Minas Gerais anuncia primeiro Centro de Monitoramento on-line de Máquinas

Por: Assessoria de Imprensa      23/02/2022 

Na última sexta-feira (18), às 14h, o Estado de Minas Gerais passou a compor a lista seleta de localidades no mundo que possuem forte potencial em estratégia e inteligência industrial. A cidade de Alfenas foi a sede escolhida para receber o Centro de Análises Preditivas (CAP) e a ICRO Digital.

O CAP será o primeiro Centro de Monitoramento online de Máquinas Industriais de Minas Gerais e se tornará uma referência internacional por gerenciar, remotamente e, em tempo real, a performance de equipamentos. A estratégia possibilita maior previsibilidade contra falhas prematuras ou não-previstas, aumentando a produtividade das fábricas e minimizando, inclusive, riscos de acidentes.

A inovação tecnológica acompanha a ICRO Digital, uma startup incubada junto à NidusTec e Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG. A unidade também irá contribuir para o posicionamento tecnológico e mundial do Estado pois promoverá a aproximação das necessidades fabris, relativas ao contexto da Indústria 4.0, aos recursos e estrutura da Universidade, inclusive com pesquisadores, fortalecendo o foco na Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação de tecnologias de alto valor agregado, utilizando Inteligência Artificial para a geração de máquinas autônomas no que tange às decisões de manutenção e conservação.

Gostou? Então compartilhe: