Sandvik Coromant lança nova solução de fresamento de alto avanço

A Sandvik Coromant lançou uma nova ferramenta de fresamento de alto avanço. A CoroMill® MH20 é desenhada principalmente para fresamento de cavidades ou bolsões em materiais ISO S, M e P. Garantindo uma usinagem segura e livre de vibrações, especialmente em longos balanços, a CoroMill® MH20 oferece a melhor segurança de aresta da categoria para diversos setores e é particularmente adequada para usinagem de peças aeroespaciais.

CoroMill® MH20 complementa os produtos existentes na linha CoroMill® e preenche uma lacuna estratégica na gama de produtos de fresamento de alto avanço indexável. Desenhada para oferecer confiabilidade com mínima vibração, a CoroMill® MH20 foi adaptada para aplicações em que as peças são notoriamente difíceis de usinar, como nos setores de petróleo e gás, moldes e matrizes e aeroespacial.

A capacidade da ferramenta de usinar em longos balanços torna-a especialmente benéfica para o setor aeroespacial. Esse método é um requisito importante na usinagem de bolsões profundos e estreitos para produzir as peças que formam a estrutura de uma aeronave, tais como suas vigas de sustentação encontradas dentro da estrutura aeroespacial do sub segmento. Essas vigas são frequentemente usinadas a partir de titânio forjado e quando combinadas com a exigência de longos balanços, criam um ambiente de usinagem difícil com um alto risco de vibração.

Em contraste com o conceito convencional de quatro arestas, a CoroMill® MH20 foi desenhada com uma pastilha de duas arestas. Isso é especialmente benéfico, pois significa que a seção mais fraca da pastilha está longe da zona principal de corte, proporcionando maior confiabilidade e proteção contra o desgaste. Isso também significa que a usinagem contra um canto ou parede não afetará a próxima aresta ou canto principal, garantindo um desempenho igual por aresta.


Continua depois da publicidade


Outra área de inovação é a geometria da aresta de corte da pastilha CoroMill® MH20. Enquanto o projeto de aresta inclinada proporciona uma ação de corte gradual e leve que requer menos consumo de energia para permitir o uso de máquinas menores, a otimização da aresta de corte e principal e o raio do canto da pastilha proporcionam mais segurança ao processo e permitem uma usinagem confiável e automatizada.

"A usinagem de peças para setores como o aeroespacial, petróleo e gás e moldes e matrizes pode ser um desafio", disse Sangram Dash, Gerente de Aplicações da Sandvik Coromant. "Somente no setor aeroespacial, os fabricantes devem lidar com condições como pisos e paredes finas, bolsões profundos e cantos estreitos.Ao desenhar a CoroMill® MH20, mantivemos à frente as exigências rigorosas de todos esses setores. Por exemplo, a ferramenta é capaz de completar várias operações diferentes para reduzir o número, as trocas e o manuseio das ferramentas necessárias durante a fabricação, reduzindo assim os tempos de ciclo e melhorando a economia de manufatura. Além disso, pela primeira vez dentro de conceitos de alto avanço, a Sandvik Coromant está introduzindo geometrias de pastilhas dedicadas a diferentes áreas ISO para oferecer maior segurança e produtividade otimizada do processo.

"Em particular, os engenheiros que trabalham em usinagem aeroespacial não podem se dar ao luxo de cometer erros, especialmente porque os padrões de controle de qualidade de peças de motores aeronáuticos são muito altos, portanto, ser capaz de fornecer ferramentas confiáveis com vida útil constante é uma prioridade máxima para a Sandvik Coromant."

Ao desenhar a CoroMill® MH20, foi de grande importância prolongar a vida útil da ferramenta com maior confiabilidade. De fato, quando comparada com outra ferramenta de fresamento de alto avanço da Sandvik Coromant, CoroMill® 415, demonstrou um aumento de 32% na vida útil da ferramenta com uma qualidade significativamente melhor das peças ao usinar um suporte de asa aeroespacial de titânio. Além disso, testes adicionais em comparação com as ferramentas da concorrência demonstraram uma confiabilidade superior e um desempenho de usinagem mais seguro ao usinar peças de aço e aço inoxidável.