Logomarca Indústria 4.0

Indústria global está acelerando a adoção de IoT industrial em resposta à Covid-19, diz estudo

A pesquisa revela um rápido aumento no nível de maturidade das organizações que adotam a Internet das Coisas (IoT) industrial desde o início da pandemia Covid-19.

Por: Redação CIMM      Exclusiva 27/09/2021 

Novo relatório, lançado na última quarta-feira (22), mostra rápido aumento e alto nível de maturidade nos níveis de IoT industrial em 2021 nas cadeias de suprimentos globais na agricultura, utilidades elétricas, mineração, petróleo e gás e transporte e logística. Os entrevistados provenientes de vários setores também relataram que a Covid-19 demonstrou a importância da IoT para seus negócios, com muitas implementações aceleradas de IoT em resposta à pandemia.

A pesquisa da Inmarsat, empresa global de comunicações móveis globais por satélite, chamada "Industrial IoT in the Time of Covid-19", mostra que a adoção de IoT teve um enorme progresso de 2020 a 2021. O relatório é baseado em entrevistas com 450 profissionais globais nos setores de agricultura, utilidades elétricas, mineração, petróleo e gás e transporte e logística no início de 2021, um ano após o início da pandemia. Os entrevistados de empresas com pelo menos 250 funcionários das Américas, EMEA e Ásia-Pacífico responsáveis ​​por fornecer iniciativas de IoT em suas respectivas organizações foram entrevistados.

De acordo com o estudo, mais de três quartos (77%) das organizações pesquisadas já implantaram totalmente pelo menos um projeto de IoT, com 41% tendo alcançado isso no período de doze meses a partir do segundo trimestre de 2020. Dos 23% restantes dos entrevistados que ainda não implantaram totalmente os projetos de IoT, todos estão atualmente testando ou planejam implantar ou testar pelo menos um projeto de IoT nos próximos 18 meses.

“O rápido aumento nas implantações de IoT nos últimos anos destaca o progresso considerável que a indústria global fez para superar algumas das forças mais desafiadoras do mundo. É particularmente interessante, embora lógico, que a Covid-19 tenha catalisado ainda mais as empresas para aumentar sua confiança nas tecnologias da Indústria 4.0, e particularmente na Internet das Coisas industrial, a fim de manter a continuidade dos negócios. Essas empresas que implementam tecnologias de IoT à frente de seus concorrentes e em suas cadeias de valor são aquelas que têm a chance de vencer a longo prazo", comentou Mike Carter, presidente da Inmarsat Enterprise, em comunicado da emrpesa sobre o estudo.


Continua depois da publicidade


O estudo mostra ainda que 84% dos entrevistados indicaram que aceleraram ou pretendem acelerar a adoção da IoT em resposta aos desafios relacionados à Covid-19. Este número inclui 47% que já aceleraram a adoção da IoT para responder à Covid-19, 24% que acelerará nos próximos doze meses e 14% que acelerará além dos próximos 12 meses. Os 47% que já aceleraram a adoção da IoT têm menos probabilidade de afirmar que a Covid-19 impactou negativamente sua capacidade de operar, do que aqueles que ainda não o fizeram, demonstrando uma ligação entre a IoT e a continuidade dos negócios durante a pandemia. Além disso, mais da metade (52%) dos entrevistados indicaram que os desafios comerciais e operacionais relacionados à Covid-19 destacaram a importância da IoT.

“Embora nossas descobertas apontem para a IoT impulsionando aumentos significativos em eficiência, sustentabilidade e segurança em cadeias de suprimentos globais, há áreas em que as organizações podem fazer melhorias para obter os melhores benefícios da tecnologia. Conectividade, gerenciamento de dados, escassez de habilidades, ameaças à segurança e níveis de investimento continuam sendo desafios à medida que as cadeias de produção e fornecimento do mundo se tornam cada vez mais digitalizadas e interligadas", adicionou Carter.

Gostou? Então compartilhe: