Logomarca Indústria 4.0

Siemens lança solução que facilita operação e monitoramento remoto de máquinas, de qualquer lugar do mundo

Por: Assessoria de Imprensa      22/09/2021 

Empresa focada em tecnologia e inovação, a Siemens incrementa a atuação de clientes e parceiros com o lançamento da nova versão do sistema de visualização WinCC Unified V17. A solução gera maior flexibilidade e escalabilidade para os usuários nas indústrias ao elevar, de maneira simples e contínua, as atividades que vão do controle do operador no nível de máquina à integração de sistemas de TI na automação.

Com interfaces abertas, o sistema é baseado em tecnologias web nativas (HTML5, SVG e JavaScript) para troca e visualização de dados de máquinas por meio de uma IHM (Interface Homem-Máquina). Deste modo, a orquestração da linha de produção é facilitada, reduzindo custos e tempo de engenharia. As inovações do WinCC Unified V17 incluem comunicação estendida, novas possibilidades de operação e monitoramento.

“A escalabilidade é uma das grandes vantagens do WinCC Unified. A nova versão traz opcionais para escalar ainda mais facilmente e de forma consistente todas as aplicações, desde painéis operacionais diretamente na máquina até soluções SCADA complexas”, afirma Gabriel Muricy, Gerente de Produtos responsável pelo WinCC Unified na Siemens.

O novo opcional “Operate Client" permite que até três usuários externos se conectem a um SIMATIC HMI Unified Comfort Panel e possam operar máquinas, de qualquer lugar do mundo. Já o recurso “Monitor Client" proporciona ao usuário o monitoramento remoto. Outro destaque é o opcional “Audit Basis”, voltado para trilhas de auditoria ao permitir que o usuário rastreie alterações manuais ou automáticas nos processos, bem como os motivos das alterações com informação de quem e quando foram realizadas. Desta forma, é possível detectar manipulações dos dados para aumentar o nível de segurança. O sistema gera relatórios para avaliação e fornece dicas em caso de manipulação.


Continua depois da publicidade


Ainda sobre relatórios, o opcional “Reporting Execution” realiza a criação e distribuição de relatórios via e-mail, com informações de auditoria, alarmes, temperatura, entre outras. Mais uma inovação é a função “Parameter Control”, que possibilita a geração e gestão de receitas e parâmetros, bem como a transferência bidimensional dos parâmetros entre controladores e IHMs. O opcional “Unified Collaboration” traz flexibilidade – algo cada vez mais reinvindicado por empresas rumo à Indústria 4.0. Com esse novo recurso, é possível realizar a definição de configurações distribuídas e compartilhar telas entre dispositivos WinCC Unified para, assim, acessar telas de outras aplicações.

Por fim, o editor “View of Things” proporciona a visualização básica (para casos de manutenção e serviço, por exemplo) via servidor web diretamente no controlador SIMATIC S7-1500, dispensando a necessidade de ferramenta adicional para a criação de páginas web ou habilidades de programação.

O sistema WinCC Unified é integrado ao TIA Portal, plataforma de engenharia que possibilita acesso aos serviços de digitalização da Siemens e a integração dos dispositivos de automação.

Gostou? Então compartilhe: