Siemens amplia o portfólio do Xcelerator com novas funções para projetos de sistema elétrico e automação de equipamentos industriais

A Siemens Digital Industries Software anunciou o lançamento do software NX Automation Designer e do software NX Industrial Electrical Design, um novo conjunto de soluções em um aplicativo de projeto centralizado para sistema elétrico e automação industrial. Essas novas ferramentas podem ajudar os fabricantes de sistemas de produção a gerenciar a complexidade de cada projeto, reduzir os prazos de desenvolvimento e aumentar a qualidade dos projetos. A integração direta com o software Teamcenter para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) e todo o portfólio de software de projeto NX fornece um ambiente de projeto multidisciplinar unificado para a engenharia de sistemas de produção.

O NX Automation Designer e o NX Industrial Electrical Design fornecem novas funções para projetos eficientes de sistemas elétricos e automação de equipamentos industriais. Os engenheiros elétricos podem concluir seu trabalho em menos tempo, com melhorias no manuseio e relatórios de conexão, novos símbolos OOTB para IEC, ANSI e fluídica e dimensionamento de gabinete 2D. Os engenheiros de automação têm ao seu dispor recursos ampliados de geração de software para sequências e programas de segurança.

A versão mais recente permite que os clientes comecem no mundo dos projetos funcionais, dando início ao projeto elétrico e de automação sem o Teamcenter. Com isso, os clientes que não procuram um sistema PLM completo podem se beneficiar dos recursos de projeto elétrico e de automação. Ao aumentar a produtividade da engenharia com um novo nível de colaboração multidisciplinar, o NX Automation Designer atende à crescente demanda dos consumidores por variedade de produtos, reduzindo os custos de TI das empresas.

"Hoje, para manter a lucratividade, é preciso realizar mais projetos com o mesmo número de funcionários. Além disso, precisamos reagir rapidamente às necessidades dos clientes com diferentes níveis de complexidade", afirma Karl Stieler, proprietário da STiMA GmbH & Co. KG. "Isso significa que precisamos da interação perfeita entre projeto mecânico, projeto elétrico e automação. Estamos perfeitamente preparados para o futuro e seus desafios no mercado com esta solução da Siemens."


Continua depois da publicidade


A STiMA escolheu a plataforma NX para combinar várias disciplinas - projeto mecânico, projeto elétrico e automação - em apenas um ambiente para gerenciar os projetos de forma mais eficiente e melhorar a qualidade. Com a ajuda do NX, e particularmente do NX Automation Designer, a STiMA reduziu o tempo de engenharia em 45% usando dados consistentes das diferentes áreas e um fluxo de trabalho mais eficiente. A escalabilidade do NX beneficia clientes como a STiMA, permitindo que eles comecem com apenas um módulo ou combinem diferentes módulos. Isso é muito interessante, pois os aplicativos NX Automation Designer e NX Industrial Electrical Design podem operar nativamente (sem o Teamcenter) ou no modo gerenciado com o Teamcenter em segundo plano.

"Graças às ferramentas integradas da Siemens, a digitalização é possível também em empresas de pequeno e médio porte", disse Wolfgang Schloegl, vice-presidente de Engenharia Digital da Siemens. "Com essas ferramentas, pode-se obter um aumento significativo de eficiência, principalmente no projeto de novos produtos".