Logomarca Indústria 4.0

Pesquisa aponta principais benefícios das soluções em nuvem para empresas

Segundo especialista da Softtek, entre segmentos de destaque nessa tendência estão os de serviços de tecnologia, saúde, serviços financeiros, educação, seguros, construção e governo.

Por: Assessoria de Imprensa Softtek Brasil      18/08/2021 

A transformação digital nos negócios é uma realidade. As empresas têm buscado investir cada vez mais em ferramentas tecnológicas e automatização de processos, otimizando operações e aperfeiçoando inúmeros quesitos tanto internamente quanto para seus clientes/consumidores. Dentre as soluções mais adotadas estão os serviços em nuvem, que agora vêm sendo implementados pelas empresas como estratégia de negócio.

De acordo com a Forrester Consulting, a Microsoft, por exemplo, apresenta números consideráveis de ganhos com base nas estatísticas gerais colhidas em seus clientes. Entre eles, até 73% de redução de custos e investimentos em infraestrutura, até 83% de redução com outsourcing da TI e até 435% de ROI (sigla em inglês para Retorno sobre Investimento) em segurança ao longo de 5 anos de utilização de serviços em nuvem.

No entanto, apesar de sua expansão, algumas dúvidas ainda permeiam a implantação dos serviços, sobretudo quanto aos seus benefícios, características e implantação.

Benefícios

Uma das principais vantagens da nuvem é que ela proporciona o acesso universal aos dados armazenados nela, permitindo que as informações da empresa sejam acessadas pelos funcionários de qualquer localização, tirando da equação a necessidade de um espaço físico. Isso, por si só, já representa uma grande economia de custos, mas as vantagens vão além.

A nuvem oferece uma oferta combinada de tecnologia e planos de investimento com uma excelente relação custo-benefício entre o que é oferecido na forma de serviços versus o que as empresas esperam dispender financeiramente de forma mais apropriada do que a tradicional aquisição de ativos sistêmicos sujeitos a depreciação – é a inversão do investimento em CAPEX (capital) para OPEX (despesas operacionais), aliada ao fato de que em nuvem sempre haverá disponibilidade de recursos atualizados e renovados tecnicamente.


Continua depois da publicidade


O quesito segurança também é vantajoso. Com a nuvem, é possível criar níveis de segurança na arquitetura da rede, protegendo servidores, dados e aplicações e assegurando a integridade dos dados no tráfego de informações. Também é possível integrar a nuvem com a segurança da rede local, formando ambientes híbridos seguros e implementar mecanismos de proteção a dados distribuídos geograficamente em plataformas globais.

Os ambientes da nuvem costumam ser resilientes, com tempo de retomada eficiente no caso de uma interrupção ou perda, e as aplicações podem ser modernizadas com facilidade. Além disso, há uma redução no tempo de implementação de novos sistemas ou de ampliação dos já existentes, otimizando custos associados. 

Implementação

A implementação em nuvem beneficia empresas de todos os setores, pois permite generalizar o acesso aos mesmos tipos e níveis de qualidade, independente da região no mundo onde estão localizadas, permitindo que todos os segmentos do mercado tenham acesso ao mesmo padrão de serviços. No entanto, os segmentos que mais tiram proveito de soluções em nuvem são aqueles mais influenciados pela transformação digital, como, por exemplo, serviços de tecnologia, saúde (health care), serviços financeiros e educação; além desses, outros segmentos que crescem em proporção diferente, mas com grandes chances de evolução como seguros, construção e governo.

 Uma solução em nuvem pode ser de dois tipos: originada de uma migração (mudança de plataforma a partir da rede local ou on premise) ou desenvolvida diretamente na nuvem (ou cloud native). As etapas de projetos de implementação seguem metodologias adequadas a cada caso: numa migração, há etapas necessárias para a transferência de sistemas e dados; num projeto cloud native há uma associação com metodologias de desenvolvimento de aplicações, sejam tradicionais ou ágeis. Em ambos os casos estão incluídos os serviços de infraestrutura, segurança e telecomunicações, necessários para a integração corporativa das soluções com o ambiente corporativo da empresa.

“A combinação de fatores como ampla variedade de serviços, viabilização econômica dos modelos de investimento em ativos sistêmicos, facilidade de implementação e escalabilidade, tudo isso associado à segurança e alta disponibilidade, faz com que a oferta de serviços em nuvem seja uma excelente opção para as empresas que querem investir em inovação de forma gradual, evolutiva, porém, equilibrada”, explica José Carlos de Sá, expert em Soluções de Integração da Softtek Brasil, empresa global de serviços de TI, considerada uma das maiores no setor com origem na América Latina. 

“O mais importante é que as empresas analisem as diferentes opções do mercado e optem pelas que melhor lhe servirão, contando sempre com uma plataforma de base sólida e integrada a projetos de implementação e sustentação, garantindo excelência no serviço”, complementa o executivo.

Gostou? Então compartilhe: